Inova é destaque na abertura do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

Texto e foto: Carolina Octaviano

A Agência de Inovação Inova Unicamp marcou presença no primeiro dia do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro no Ginásio da Unicamp, com um estande de exposição e também por meio de uma palestra sobre as iniciativas de empreendedorismo da Unicamp. Durante o evento, dois avaliadores convidados estiveram presentes para conferir aos trabalhos da área de “tecnológicas”, desenvolvidos pelos alunos da Unicamp, que concorrem ao Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. A Inova contou ainda com uma ação da empresa-filha Mobwise, que disponibilizou ao público um totem de fotos, para promover o aplicativo de caronas Ponga.

Durante a solenidade de abertura do evento, que ocorreu no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, Iara Ferreira, gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), apresentou a Incubadora e falou sobre o perfil do empreendedor. “Ultimamente, temos visto que a dinâmica das relações de trabalho mudou. Hoje, não é necessário mais ter um patrão. Você pode ser dono do seu próprio negócio e ser um empreendedor”, afirma. Iara aproveitou para convidar os alunos a conhecerem a Incamp, reafirmando a necessidade de que os interessados apresentem projetos de base tecnológica. “Queremos que vocês tragam os seus projetos e venham conhecer a Incubadora. Estamos à disposição de vocês e queremos que vocês busquem a incubação”, aponta.

Além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), a analista de empreendedorismo da Inova, Nathália Andrade, apresentou, durante a palestra, as iniciativas que a Agência oferece e que são voltadas para os alunos da Unicamp – entre elas, as Disciplinas de Empreendedorismo (AM037 para graduação e MO901 para pós-graduação) e o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, confirmando que há meios de inclui-los no ecossistema de empreendedorismo e inovação. “Não prestamos apoio somente para os professores. Nós temos iniciativas para os alunos da universidade também”, diz.

Após a abertura oficial do evento, foram avaliados os seguintes projetos da área de “tecnológicas”, que estão concorrendo ao Prêmio Inova: Simulação de um sistema de rotas de ônibus, scheduling versus sistema auto-organizante, da aluna Andreia Moraes Ferreira, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Projeto de máquina de preparo de solo com “paraplow” rotativo para modernização da agricultura familiar”, do aluno Bolívar Felipe de Freitas, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri); Madeira laminada colada reforçada com aço sob flexão, ao aluno Aurélio Menezes Scavone Ferrari, também da Feagri; Cimento magnesiano para produção de elementos construtivos em fibrocimento, do aluno Raphael Nercessian Corradini, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC);  Participação na instalação e operação de reator piloto de polimerização em solução de nanocompósitos de PMMA/NTCPM para dispositivos fotovoltaicos orgânicos, do aluno Francisco Zutin Buzolin, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ); e Reticulação de membranas nanoestruturadas de polímeros mucoadesivados para liberação de fármacos, também da FEQ. Os trabalhos foram avaliados por Fábio Makita, coordenador de estratégia tecnológica da Embraer, e Walter Wascheck Neto, do setor de parcerias da Inova. “Alguns projetos eram uma continuação de outros, que foram desenvolvidos previamente. Mas, de modo geral, os trabalhos apresentados estão bem embasados e apresentam propostas tecnológicas concretas para problemas reais”, revela Makita.

No estande da Inova, o público teve a oportunidades de tirar suas dúvidas e obter informações sobre temas como a Inovação na Unicamp, a Incamp, as bolsas PIBITI, as disciplinas de empreendedorismo e o Desafio Unicamp. Por meio de um totem para fotos, instalado no estande, os visitantes também puderam conhecer um case de sucesso de uma empresa-filha da Unicamp: a Mobwise, que desenvolveu o aplicativo para caronas Ponga. As fotos foram compartilhadas diretamente no Facebook do aplicativo, permitindo que os visitantes registrassem sua presença no evento. “Participar do evento é uma excelente oportunidade de mostrar, na prática, o trabalho realizado por ex-alunos da Unicamp”, avalia André Paraense, sócio-fundador da Mobwise.

A Inova estará presente nos dois outros dias do evento, por meio do estande. No segundo dia, ocorre ainda uma palestra sobre Inteligência Tecnológica, ministrada por Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova, assim como a ação desenvolvida para divulgação do Ponga.