Professores e alunos são premiados no Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação

Texto: Carolina Octaviano

Nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, foi realizada a sétima edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, evento que tem o objetivo de valorizar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. O Prêmio Inova homenageou alunos e professores das áreas de Biológicas, Exatas e Tecnológicas. Além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação Inova Unicamp, os alunos bolsistas dos projetos selecionados receberam certificados e bonificação de R$ 3 mil cada. Os professores orientadores destes projetos também foram homenageados no evento e receberam certificados.

“O Prêmio Inova é importante pois muitos alunos iniciam sua trajetória em inovação tecnológica por meio da Iniciação Científica. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação em seus projetos. Com certeza, as pesquisas desenvolvidas vocês tem muito potencial para chegar ao mercado em forma de produtos, processos e serviços”, afirma Milton Mori, diretor-executivo da Inova. Mori lembrou também a importância de se contar com o apoio de uma banca avaliadora externa formada por

A cerimônia do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação aconteceu em evento que contemplou também outras três importantes premiações da Universidade: o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino da Graduação e Mérito Científico do XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp.

De acordo com o Reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, o Prêmio Inova e os demais contemplam uma das principais facetas da Universidade, que é o de gerar conhecimento científico e tecnológico. “As premiações mostram a amplitude da Universidade em todas as suas funções. Nosso papel, como administração da Unicamp, é o de simplesmente agradecer a todos os que receberam prêmios hoje”, aponta. Jorge aproveitou para elogiar o papel da Inova dentro da Universidade. “A Inova é um órgão da Universidade que tem iniciado vários caminhos que possibilitam resultados bastantes expressivos. Ela leva a universidade a cumprir seu papel em inovação tecnológica. Quero cumprimentar e elogiar os premiados do Prêmio Inova. Tenho certeza que, em 2015, teremos resultados ainda melhores e mais expressivos”, finaliza.

Conheça os alunos e professores premiados e seus respectivos projetos:

Tecnológicas

Projeto: Madeira Laminada Colada Reforçada com Aço Sob Flexão

Aluno: Aurélio de Menezes Scavone Ferrari – Feagri

Docente:  Professor Júlio Soriano

Projeto: Cimento Magnesiano para Produção de Elementos Construtivos em Fibrocimento

Aluno: Raphael Nercessian Corradini – FEC

Docente: Professor Carlos Eduardo Marmorato Gomes

Exatas

Projeto: Uso do Bagaço de Laranja para Isolamento de Hesperidina e Nanocelulose

Aluno: Helen Coelho Leite – IQ

Docente: Professora Ljubica Tasic