Participantes do Desafio Unicamp terão Workshop BMC com Stephen Fleming

Texto: Carolina Octaviano

Membros de equipes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015 – competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, que está com inscrições abertas –  vão poder participar de um Workshop de Business Model Canvas (BMC) com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech. O evento acontece no próximo dia 28 de março, das 8:30 às 16 horas, no Expo Dom Pedro, localizada no Parque Dom Pedro Shopping. Na ocasião, Fleming abordará como formatar um modelo de negócios para as patentes ou programas de computador escolhidos pelas equipes participantes desta edição da iniciativa.

O Business Model Canvas, tema do workshop, consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Informações sobre segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais de distribuição, proposta de valor, atividades chave, recursos chave, rede de parceiros, fluxos de receitas e estruturas de custos devem estar presentes na avaliação dos que pretendem empreender.

No período da manhã, além da palestra ministrada por Fleming, monitores da Liga Empreendedora auxiliarão as equipes num primeiro contato com a metodologia adotada na competição. Além disso, o Workshop contará, no período da tarde, com a mentoria de profissionais selecionados pelo CIESP Campinas, Associação Campinas Startups (ACS) e Unicamp Ventures, com atuação em diversas áreas do conhecimento, que estarão disponíveis para auxiliar no desenvolvimento dos modelos de negócio.

Sobre o Desafio

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante. A competição é aberta ao público em geral, possibilitando que qualquer pessoa interessada em empreendedorismo tecnológico participe.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.

Para mais informações sobre o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, acesse: https://www.inova.unicamp.br/desafio/

Programação do Workshop BMC

8h30 – Cadastramento dos estudantes

9h00 – Abertura do evento

9h15 – Apresentação das principais regras do evento

9h30 – 12h30: Workshop de Business Model Canvas com Stephen Fleming, com a presença de monitores da Liga Empreendedora da Unicamp.

12h30 -13h45: Almoço

14h30 – 16h00: Programa de mentoria com o Ciesp Campinas, Associação Campinas Startups e Unicamp Ventures