Com foco em capacitação, Desafio Unicamp oferece dois tipos de mentoria

Texto: Carolina Octaviano

Imagem: divulgação

Visando a capacitação em empreendedorismo tecnológico, o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp que está com inscrições abertas, oferece dois tipos de mentoria para as equipes participantes, que são elas: a acadêmica e a empresarial.

Elas apresentam características e funções específicas. A mentoria acadêmica é oferecida a partir da inscrição da equipe na competição e é voltada para facilitar o entendimento e as possibilidades oferecidas pela tecnologia escolhida. Por este motivo, usualmente, o mentor acadêmico da equipe é o próprio professor ou pesquisador que a desenvolveu, podendo se estender até o final da competição.

Já a mentoria empresarial é oferecida por profissionais com ampla experiência de mercado em empreendedorismo e inovação tecnológica, tendo como objetivo auxiliar na busca pelo modelo de negócio mais apropriado para a patente ou programa de computador selecionado pelas equipes participantes, além de colocá-los em contato com o ecossistema empreendedor da região.

Sobre o Desafio Unicamp

Idealizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o Desafio Unicamp engloba qualquer interessado em empreendedorismo tecnológico de todo Brasil, com ou sem vínculo com a Universidade Estadual de Campinas.

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.