Participantes do Desafio Unicamp lotam Workshop BMC

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thomaz Marostegan

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes no Workshop de Business Model Canvas (BMC), realizado por Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech, no último sábado. O evento, que deu início à etapa de capacitação das 70 equipes participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015 – competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp -aconteceu no Expo Dom Pedro. O principal objetivo do Workshop BMC é capacitar as equipes na metodologia de Business Model Canvas.

O Business Model Canvas, tema do workshop, consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Informações sobre segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais de distribuição, proposta de valor, atividades chave, recursos chave, rede de parceiros, fluxos de receitas e estruturas de custos devem estar presentes na avaliação dos que pretendem empreender.

Na abertura do evento, Carlos Gondo recepcionou as equipes e o público, além de agradecer a todos pela presença e ressaltar os números recordes desta edição. Logo após, a Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, apresentou a Agência e as áreas cobertas por ela: Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo, Parcerias, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Contratos. “A Inova tem como função ser uma unidade de negócios dentro da Unicamp, além de identificar oportunidades de negócios e promover o estímulo ao empreendedorismo”, afirma.

Na sequência, Nathália Andrade, analista de empreendedorismo da Inova, abordou as regras e as novidades desta edição da competição. “Hoje, vocês vão começar a trabalhar com a metodologia BMC. Por causa do número de equipes participantes, apenas 30 passarão para a próxima etapa da competição. Lembramos que a entrega do Canvas deve acontecer em 26 de abril”, aponta.

“Se você não está criando valor, você tem um hobby e não um negócio. É preciso conhecer o seu cliente e saber qual é o produto ou serviço que você pode ofertar”, revelou Stephen Fleming, no início do Worskhop. Ele ressaltou ainda que o método científico também tem aplicação no mundo dos negócios, uma vez que os empreendedores devem testar suas hipóteses cem vezes até saberem se são aplicáveis ou não. Fleming revela ainda a importância de validar as hipóteses com pessoas desconhecidas, já que elas não se importarão com os seus sentimentos e tendem a ser mais verdadeiras em seus julgamentos. “Tudo isso faz parte da experiência do aprendizado”, comenta.

No período da tarde, monitores da Liga Empreendedora auxiliaram as equipes num primeiro contato com a metodologia adotada na competição. Além disso, o Workshop contou também com a mentoria de profissionais selecionados pelo CIESP Campinas, Associação Campinas Startups (ACS) e Unicamp Ventures, com atuação em diversas áreas do conhecimento, que estiveram disponíveis para auxiliar no desenvolvimento dos modelos de negócio.  Reginaldo José Gomes Neto, membro da equipe vencedora do Desafio Unicamp 2013, falou sobre a experiência com a monitoria: “Espero que eles não se limitem e explorem ao máximo suas ideias. Eles devem deixar suas ideias fluírem, por mais loucas que elas pareçam ser. A função da Liga, com a monitora, é motivar o pessoal a desenvolver suas ideias e as tirarem do papel”.

Números desta edição

No total, são 70 equipes e 296 participantes no Desafio Unicamp 2015 – dos quais 142 são alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com destaque para a participação de 77 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na edição de 2014, participaram do Desafio Unicamp 28 equipes e 121 participantes. Já o Desafio Unicamp 2013 teve 46 equipes e 196 participantes, enquanto o Desafio Unicamp 2012 contou com a participação de 195 pessoas, em 50 equipes. Participaram da primeira edição do Desafio Unicamp, que aconteceu em 2011, 147 pessoas, distribuídas em 37 equipes.

Sobre o Desafio Unicamp 2015

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Além do Workshop BMC, as equipes finalistas terão um treinamento de Pitch – no qual os participantes vão aprender a apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.

Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a EDTI, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, a 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp: a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.