Inova Unicamp e Cargill destacam licenciamento no congresso Vitafoods South America

Texto: Juliana Ewers

Fotografia: Divulgação/Cargill

“A inovação é o diferencial para a sobrevivência no mercado”. Foi com essa frase que Isabel Paes Manso, coordenadora de desenvolvimento de produto da Cargill, abriu sua palestra no congresso Vitafoods South America, ocorrido em São Paulo. Na ocasião, Cargill e Unicamp realizaram uma palestra no Congresso de Marketing e Tendências, intitulada: “Inovação em Ingredientes – Parceria Universidade & Empresas para o Mercado de Saudabilidade”, apresentada por Isabel Manso (Cargill Foods Brasil) e pelo Prof. Milton Mori (Inova Unicamp). Na ocasião, o professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova Unicamp, deu detalhes sobre o case de licenciamento da tecnologia da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos) em parceria com a Cargill.

“Nós reconhecemos o trabalho fora de casa como fundamental. A credibilidade da Unicamp nessa área foi o que nos levou até a universidade e nos permitiu também chegar ao que temos hoje em tecnologia”, afirmou Isabel.

O primeiro capítulo dessa história começa em 2007, quando a Cargill firmou convênio de P&D com a universidade, que permitiu o desenvolvimento de uma tecnologia de baixo teor Trans, com requisitos sensoriais e funcionais, para ser utilizado pela indústria fabricante de alimentos. A patente gerou dois prêmios aos inventores, sendo eles o professor Renato Grimaldi e Lireny Gonçalves.

Em 2012, a Cargill estava de volta à Unicamp em busca de uma nova parceria para o desenvolvimento de uma solução inovadora. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução muito mais exigente para utilizar a alegação de reduzido teor de saturado e Zero Trans nos rótulos dos produtos. O foco do trabalho foi desenvolver uma nova tecnologia que possuísse baixos teores de trans e saturados, e que oferecesse à indústria a possibilidade de ofertar ao mercado lançamentos que atendam a demanda crescente por saudabilidade e a possibilidade de voltar a utilizar os claims.

A partir disso, os pesquisadores do laboratório de Óleos e Gorduras da FEA, em parceria com a Cargill, desenvolveram essa nova solução, a qual passou por diversas etapas: testes de bancada, produção de escala piloto, aplicação em produtos finais e avaliação dos mesmos até sua conclusão com sucesso. A solução, que agora leva o nome de Lévia+e, faz parte da linha de óleos e gorduras saudáveis da Cargill e possui patente depositada em cotitularidade entre Cargill e Unicamp.

O Lévia+e traz para o mercado brasileiro a primeira solução com baixo teor de saturados sem perder desempenho, referente à estrutura e sabor do alimento. A consistência e a textura da solução são ideais para aplicação em recheios de biscoitos, bolos e sorvetes. A principal inovação do produto é apresentar no máximo 35% de teor de saturados, preservando a estrutura física do alimento, enquanto no mercado existem diferentes soluções que variam entre 45% a 65% de teores de saturados.

“Esse é um dos nossos cases de sucesso. É difícil fazer inovação no Brasil. Por isso, nos dá orgulho ver uma parceria tão estruturada e duradoura entre uma empresa e a Unicamp”, afirmou Mori.

Em seu quarto ano consecutivo, a Vitafoods South America é o ponto de encontro para os principais players da indústria de nutracêuticos, alimentos, bebidas funcionais e suplementos alimentares. Além da exposição, ocorrem os Congressos de Marketing e Científico, nos quais os principais decisores da indústria e renomados pesquisadores discutem sobre as tendências do mercado, novos ingredientes e formulações de produtos.

“O evento Vitafoods foi muito importante para Unicamp e, em particular, para Inova Unicamp, pois nos deu a oportunidade de divulgar a parceria de um trabalho que teve grande sucesso.  E, em segundo lugar, de mostrar as atividades da Inova Unicamp para um público voltado para indústria de alimentos”, avaliou o diretor-executivo da Inova Unicamp.