Participantes do Desafio Unicamp 2015 devem entregar seus Canvas até dia 26

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Thomaz Marostegan

Membros de equipes que participam do Desafio Unicamp 2015, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, devem encaminhar seus Canvas para a organização da iniciativa até o próximo dia 26 de abril. Deverão ser entregues duas versões do Business Model Canvas: uma versão escrita – cujo modelo já foi enviado a todos os participantes por e-mail – e o template do canvas devidamente preenchido. Para a produção deste último item, a organização solicita que os candidatos utilizem o Canvanizer (https://canvanizer.com/) como modelo para elaboração de seus Canvas.

Os modelos de negócios (canvas), que devem ser enviados para o endereço desafiounicamp@inovaunicamp.org, serão avaliados pelo Comitê de Avaliação do Desafio Unicamp com base nos seguintes tópicos: a tecnologia escolhida, o segmento de clientes, a proposta de valor, os canais, o relacionamento com o cliente, o fluxo de receitas, as atividades chave, os recursos chave, os parceiros chave, a estrutura de custos e a análise da concorrência.O Business Model Canvas consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo.

Após esta avaliação, 30 das 70 equipes participantes desta edição estarão aprovadas para a próxima etapa da competição e as que obtiverem as 10 melhores classificações receberão um coaching de um profissional da Universidade da Flórida, parceiro da iniciativa.

A fase de capacitação do Desafio Unicamp, que teve início com o Workshop de Business Model Canvas (BMC) –  ministrado por Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech, que aconteceu na Expo Dom Pedro, no dia 28 de março.

Números desta edição

No total, são 70 equipes e 296 participantes no Desafio Unicamp 2015 – dos quais 142 são alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com destaque para a participação de 77 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na edição de 2014, participaram do Desafio Unicamp 28 equipes e 121 participantes. Já o Desafio Unicamp 2013 teve 46 equipes e 196 participantes, enquanto o Desafio Unicamp 2012 contou com a participação de 195 pessoas, em 50 equipes. Participaram da primeira edição do Desafio Unicamp, que aconteceu em 2011, 147 pessoas, distribuídas em 37 equipes.

Sobre o Desafio Unicamp 2015

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Além do Workshop BMC, as equipes finalistas terão um treinamento de Pitch – no qual os participantes vão aprender a apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.

Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a EDTI, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, a 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp: a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.