Dez equipes do Desafio Unicamp participam de coaching internacional

Texto: Carolina Octaviano

As 10 equipes com melhor classificação na Etapa I do Desafio Unicamp 2015 de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp, participaram de um coaching internacional, com profissionais da Universidade da Flórida, realizado via Skype, nos dias 20 e 21 de maio.

Agora Vai, AgroTEK, Equipe Novigo, Hidrotec, Inovatti, Max – Energy, Mitra, Osyris, Time Smartech e Zarkana participaram das sessões de coaching. David Whitney, diretor assistente do Instituto de Inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade da Flórida, e G Martin Wynkoop, que atua no setor empresarial na área de saúde há 28 anos, foram os responsáveis pelo coaching.

Etapa atual do Desafio

Na Etapa II da competição, as equipes classificadas contam com a consultoria de mentores empresariais – voluntários e profissionais renomados no mercado e ex-alunos empreendedores da Unicamp – que os auxiliarão no desenvolvimento do segundo modelo de negócios (Canvas). Os trabalhos deverão ser encaminhados para a Organização da iniciativa via e-mail e em formato pdf, até o dia 7 de junho.

Sobre o Desafio Unicamp 2015

Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Além do Workshop BMC, as equipes finalistas terão um treinamento de Pitch – no qual os participantes vão aprender a apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.

Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora receberárá R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a EDTI, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, a 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp: a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.