Final do Desafio Unicamp 2015 será realizada no dia 3 de julho

Texto: Carolina Octaviano

No dia 3 de julho, às 14:30 horas, no Auditório do Centro de Convenções (CDC) da Unicamp acontecerá a final do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios realizada anualmente pela Inova Unicamp, que tem como objetivo a criação de empresas de base tecnológica a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade e que está na quinta edição. Esta é a primeira vez que o CDC abrigará a final da iniciativa.

O evento é restrito aos finalistas desta edição do Desafio, além de mentores, avaliadores e demais convidados.  Durante a final, as seis equipes finalistas apresentarão seus respectivos modelos de negócios em 6 minutos para um comitê avaliador, composto por profissionais da área de investimentos e com amplo conhecimento em empreendedorismo e inovação tecnológica, docentes da universidade e representantes das empresas patrocinadoras da competição.

Sobre o Desafio Unicamp 2015

Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.

Números desta edição

No total, são 70 equipes e 296 participantes no Desafio Unicamp 2015 – dos quais 142 são alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com destaque para a participação de 77 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na edição de 2014, participaram do Desafio Unicamp 28 equipes e 121 participantes. Já o Desafio Unicamp 2013 teve 46 equipes e 196 participantes, enquanto o Desafio Unicamp 2012 contou com a participação de 195 pessoas, em 50 equipes. Participaram da primeira edição do Desafio Unicamp, que aconteceu em 2011, 147 pessoas, distribuídas em 37 equipes.