AgroTEK tem modelo de negócio para o Software Classifica Tomates

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A equipe AgroTEK, uma das seis finalistas do Desafio Unicamp 2015 – competição de modelos de negócios a partir de tecnologias geradas na Unicamp – desenvolveu um modelo de negócios para a tecnologia Classifica Tomates, programa de computador da Faculdade de Engenharia Agrícola e que esteve recentemente exposto na feira Software Experience.

Como o próprio nome já diz, a tecnologia escolhida por eles permite a classificação eletrônica de tomates de acordo com o formato, a classe, a cor e a presença ou não de defeitos no fruto. “O principal segmento de clientes é o de beneficiadores e distribuidores que acumulam grande quantidade de tomate para classificar e distribuir a produção em território nacional”, afirma Maria Eduarda Meneguetti Moreira, membro da equipe e estudante de Engenharia Agrícola da Unicamp.

A escolha do programa do computador como ponto de partida para o modelo de negócios se deu justamente pelo fato de Maria Eduarda ser aluna desta unidade. “Analisei as tecnologias disponíveis, escolhi aquela que permitiria o uso dos conhecimentos do agronegócio adquiridos e comecei a montar uma equipe apta a desenvolver o modelo de negócio”, conta. A equipe também é constituída por Fernanda Bergamim, também da Engenharia Agrícola, Maria Augusta Meneghetti Moreira, da Engenharia de Telecomunicações da Unicamp, Thales Costa e Elton Magro, ambos alunos da Engenharia de Computação da PUC-Campinas.

Maria Eduarda comenta que o contato com mentora acadêmica, Juliana Fracarolli, foi importante para a compreensão do programa de computador e, assim, desenvolver o modelo de negócios mais adequado. “O desenvolvimento do modelo de negócios teve início com a determinação das propostas de valor do nosso produto e a definição do segmento de clientes”, completa.

A equipe teve como mentor empresarial Bill Coutinho, arquiteto de sistemas e que acumula vinte anos de experiência no desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de TI. “A partir de reuniões presenciais com o nosso mentor empresarial, as nove etapas do Canvas foram se alinhando de modo a atingirem a versão final que vamos apresentar”, corrobora.

Na opinião dela, a participação no Desafio Unicamp proporcionou aos membros da AgroTEK um grande aprendizado. “Foi um aprendizado enorme, a começar pelo Canvas, que nos foi apresentado pela primeira vez durante o Workshop BMC do Desafio Unicamp. Nessa iniciativa, pudemos trabalhar em equipe com visão de empreendedorismo e interagir com o mercado empresarial”, revela, contando que a equipe pretende dar continuidade e montar uma startup após a final da iniciativa. “O Desafio foi importante pois fortaleceu nosso trabalho em equipe e desenvolveu nossa visão de negócio. Tivemos que aplicar no mercado as técnicas, as noções e os conceitos adquiridos”, finaliza.

A final do Desafio Unicamp 2015, que é restrita a participantes e convidados, vai ser realizada no próximo dia 3 de julho, às 14:30, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp. Esta é a primeira vez que o CDC abrigará a final da iniciativa, que está na quinta edição. Além da AgroTEK, estão na final da competição: Agora Vai, Hidrotec, Max-Energy, Novigo e Pomares.

O Desafio Unicamp

Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.