Equipes finalistas do Desafio Unicamp 2015 participam de treinamento de pitch

Texto: Vanessa Fujihira

Na última sexta-feira, dia 26 de junho, nas dependências da Agência de Inovação Inova Unicamp, ocorreu a etapa presencial do treinamento de pitch – apresentação sumária do modelo de negócio – do Desafio Unicamp 2015 de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias geradas na Unicamp. As seis equipes finalistas da competição – Agora Vai, AgroTEK, Hidrotec, Max-Energy, Novigo e Pomares – receberam um coaching individual de 30 minutos ministrado por André Fossa, fundador da AgendaPet, maior portal de serviços pet do Brasil, e da Unlock Ventures, empresa focada na administração de negócios de tecnologia.

“É possível ver uma evolução nas apresentações e nos trabalhos, que estão mais maduros e sólidos. Acredito que os grupos estão indo em um boa direção, apresentando modelos de negócios com aplicação nos mais diferentes nichos de mercado”, afirma André Fossa. O professor de pitch aponta para a diversidade dos perfis encontrados na competição e para a oportunidade de exploração das patentes e programas de computador da Unicamp, acreditando estimular a aproximação entre o mercado e a academia. “As tecnologias únicas, os problemas abordados reais e a qualidade dos grupos são diferenças competivas fortes para essas equipes”, reforça Fossa.

Na semana passada, dia 19 de junho, as equipes finalistas participaram também de um treinamento de pitch à distância com André Fossa, objetivando a disseminação dos principais conceitos e técnicas deste tipo de apresentação. Tais treinamentos englobam as ações de capacitação do Desafio Unicamp e preparação das equipes finalistas para Final da competição. “É muito interessante recebermos os feedbacks de alguém que lida com essas questões todos os dias. Isso nos estimula a superar erros e elevar o nível da competição”, afirma Hader Aguiar, membro de umas das equipes finalistas da iniciativa.

A cerimônia da final do Desafio Unicamp, que é restrita a participantes e convidados, vai ser realizada no próximo dia 3 de julho, às 14:30, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp.

O Desafio Unicamp

Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.

Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.