Aluna da Unicamp é selecionada pela BASF para programa de intercâmbio

Foto: Divulgação

Texto: Vanessa Fujihira

A aluna de doutorado da Engenharia Química da Unicamp, Nemailla Bonturi, foi a candidata brasileira selecionada para o BASF Internacional Summer Course, programa anual de intercâmbio para jovens pesquisadores financiado pela multinacional alemã do setor químico. A pesquisadora foi pré-selecionada para o Summer Course através de evento realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a BASF S.A. e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp (PRPG). A palestra ocorreu dia 21 de janeiro, no Auditório Inés Joekes do Instituto de Química da Unicamp. Confira a reportagem em: https://www.inova.unicamp.br/noticia/3410.

Nemailla foi selecionada entre diversos candidatos de todo o país, alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado da área química, e terá todas suas despesas com viagem e hospedagem custeadas pela empresa. Questionada sobre as expectativas para o programa, a pesquisadora afirma que as mesmas são elevadas, ressaltando a possibilidade de amplicação de seu networking e de conhecer os laboratórios e infraestrutura da BASF. “É uma grande oportunidade para expandir minha visão de como funciona a pesquisa dentro de uma empresa”, reforça a doutoranda.

Durante o Summer Course, os selecionados terão a possibilidade de participar de um programa intensivo de imersão na cultura da BASF, por meio de aulas, agendas de discussões, estudos de cases, visitas monitoradas aos laboratórios e plantas de produção, além da oportunidade de ampliar sua rede de relacionamento global. O curso terá duração de uma semana, entre os dias 16 a 22 de Agosto de 2015. A iniciativa existe há mais de 60 anos e é responsável por levar cerca de 80 estudantes e pesquisadores de todo o mundo para um curso de imersão na sede da BASF em Ludwigshafen, na Alemanha, maior complexo químico integrado do mundo.

Nemailla Bonturi é formada em Biotecnologia pela Unesp, possui mestrado em Engenharia Química pela Unicamp e, atualmente, desenvolve sua pesquisa de doutorado em “Produção de óleo microbiano visando a produção de biodiesel no contexto de biorefinarias”, também na Unicamp.

Sobre a BASF

A BASF é uma empresa química líder mundial e que atua há mais de 150 anos no setor. O portifólio de produtos oferece químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, petróleo e gás. A BASF visa combinar o sucesso econômico, a responsabilidade social e a proteção ambiental em suas ações. Em 2014, a BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores.