Concluído 1º Workshop de Empreendedorismo Acadêmico

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Carolina Octaviano e Carlos Gondo

Entre 20 e 24 de julho, foi realizado o primeiro Workshop de Empreendedorismo Acadêmico. O evento foi ministrado pelo Professor Erik Sander, da Universidade da Flórida, e teve foco na capacitação de professores e alunos de pós-graduação da Unicamp e de instituições de ensino como a Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (Universidade Federal do ABC).

Durante os cinco dias do curso foram abordados conceitos de empreendedorismo, o desenvolvimento de modelos de negócios e a apresentação para investidores, entre outros tópicos. Com caráter interativo e prático, o intuito principal foi capacitar os participantes para que criem um ambiente capaz de estimular e apoiar o empreendedorismo.

“O curso é focado em pessoas que não haviam tido contato com empreendedorismo anteriormente e busca ensinar como identificar oportunidades de negócio”, explica Sander. Ele diz que este curso já foi ministrado por ele em outras universidades de outros países, como a Rússia e os Estados Unidos. “Acadêmicos ao redor do mundo são brilhantes, mas nem sempre pensam em empreendedorismo. É muito importante esse intercâmbio de conhecimentos”, avalia ele.

Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e responsável pela área de Empreendedorismo da Inova, avalia positivamente o curso. “O Workshop foi bastante proveitoso. Os professores vieram bem engajados e já recebemos, inclusive, feedbacks positivos dos participantes”, conta.

No último dia de evento, os participantes apresentaram os modelos de negócio adotados por eles e que foram desenvolvidos em grupo, ao longo do curso, possibilitando que eles fossem julgados por Maria Aledo, da Baita Aceleradora, e Magnus Arantes, da Harvard Angels, ambos investidores com amplo conhecimento de mercado. O primeiro grupo a se apresentar foi a Predict.it, que defendeu modelo negócio para tecnologia voltada a diagnosticar o transtorno bipolar. Já a equipe Regenera apresentou uma nova possibilidade para tratamento de lesões na pele, enquanto a MagnetiCare fez seu modelo de negócio com base em sensores que melhoram a qualidade da inspeção em aviões comerciais. O último grupo a se apresentar foi o Chá da Terra, que teve modelo de negócio baseado em chás, buscando levar ao consumidor a experiência regional e local do processo de produção da bebida.

“O Workshop foi importante para nos ensinar que é possível empreender e desenvolver modelos de negócio para as nossas tecnologias”, aponta a Professora Juliana Fracarolli, da Faculdade de Engenharia Agrícola. Paulo Victor Miguel, do Cotuca, comenta que irá passar adiante os ensinamentos adquiridos durante o Workshop. “Agregou muito e vamos disseminar os ensinamentos em sala de aula. O Workshop se relaciona com todos os cursos oferecidos pelo Cotuca, para que os alunos possam também adquirir uma visão mais empreendedora e perceberem que existe a possibilidade de se tornarem empregadores”, diz.

Também participaram desta primeira edição professores do Instituto de Química (IQ), da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), do Instituto de Artes (IA), da Faculdade de Engenharia Civil (FEC), DA Faculdade de Ciências Médicas (FCM), do Instituto de Biologia (IB) e do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW).