Programa Inova Jovem 2015 reserva novidades aos alunos do Cotuca e Cotil

Texto: Juliana Ewers

O Programa Inova Jovem 2015, idealizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinado aos alunos do Cotuca e Cotil, está prestes a começar e traz consigo novidades.

Nos dias 4 e 5 de agosto, o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, visitará os colégios Cotil e Cotuca, respectivamente, para tirar dúvidas dos estudantes e apresentar o cronograma de atividades.

A grande novidade desse ano está por conta do Workshop de Design Thinking, que já está com as inscrições abertas e será realizado no dia 15 de agosto, das 9h às 12h, no Ciclo Básico I da Unicamp. O evento é fechado a alunos do Cotuca e Cotil e tem vagas limitadas.

“A participação no workshop não é obrigatória para a posterior inscrição de equipes na competição. No entanto, acredito que essa seja uma boa ferramenta para os alunos apresentarem projetos mais robustos”, afirmou Mori.

Sob o comando de Luiz Borges, da 3M, o curso passará por todas as etapas de um projeto, para que os alunos ganhem experiência com a metodologia de Design Thinking. A dinâmica é baseada em um curso da faculdade de Stanford. “A ideia é que eles usem a metodologia em um tema que eles já conhecem: a experiência de presentear alguém”, revelou Borges.

Com os motores aquecidos, a competição pode começar. As inscrições de equipes e seus respectivos projetos para o Programa Inova Jovem 2015 começam no dia 17 de agosto e seguem até o dia 28. Nessa fase, os alunos já detalham seus projetos nos seguintes aspectos: descrição geral da ideia, problema a ser solucionado, proposta de solução, diferencial, segmento de atuação e descrição de potenciais clientes.

Na sequência, começam as seleções. Passam dez equipes (cinco do Cotuca e cinco do Cotil) para o Workshop de Business Model Canvas. E seis equipes (três do Cotuca e três do Cotil) para o treinamento de Pitch, que serão as finalistas.

As equipes vencedoras do Programa Inova Jovem 2015 (uma de cada colégio) ganham R$ 2 mil, mentoria especializada para o projeto – a ser dada pelo Samsung Ocean –, e certificado de participação. As segundas colocadas (uma de cada colégio) ganham R$ 1 mil e certificado de participação. E as terceiras colocadas (uma de cada colégio) ganham R$ 500,00.

Workshop de Design Thinking

Dia 15 de agosto de 2015

Das 9h às 12h

Ciclo Básico I – CB 06 – Unicamp

Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas – SP

Informações: (19) 3521-2621 ou inovajovem@inovaunicamp.org

O Programa

O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.