Prêmio Inova reconhecerá professores orientadores

Texto: Carolina Octaviano

A partir deste ano, o Prêmio Inova de Iniciação à Inovação, que tem o objetivo de valorizar alunos e docentes da universidade que realizam pesquisas com potencial de geração de produtos para sociedade, passará a premiar, além dos alunos, os professores orientadores dos respectivos projetos selecionados. Este prêmio, uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a Reitoria, é voltado para os projetos PIBITI e também outros projetos de desenvolvimento tecnológico ou de inovação em colaboração com empresas.

Os docentes, que recebiam anteriormente apenas um certificado, agora passam também a receber o prêmio em dinheiro. O valor do Prêmio é de R$ 3 mil para o aluno e R$ 3 mil para o docente orientador, como forma de incentivo à sua participação e à continuidade de pesquisas inovadoras. Com isso, os responsáveis pelas pesquisas devem optar, no ato da inscrição no Congresso de Iniciação Científica, entre a submissão no Prêmio Inova de Iniciação à Inovação ou no Prêmio de Iniciação Científica. As inscrições podem ser efetuadas de 01 a 15 de julho, pelo link.

“Esse ano, os docentes serão também premiados, porque esse é um trabalho conjunto. Eles merecem, e muito, esse reconhecimento”, afirma o Professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova. Opinião esta que é compartilhada pela Professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp. “Valorizar o professor que orienta os trabalhos de Iniciação Científica/Tecnológica voltados à Inovação é com certeza um incentivo extremamente bem-vindo. A qualidade dos trabalhos a cada ano demonstra a força da pesquisa e inovação na Unicamp”, confirma. Mori acredita que esta mudança irá impulsionar o número de projetos inscritos na premiação. “Estamos muito confiantes que esse ano teremos ainda mais inscritos, visto que esse é um prêmio que se consolida e é referência entre a comunidade da Unicamp. Temos que valorizar a inovação”, complementa o Professor.

Serão premiados três trabalhos – um da área de Exatas, um de Biológicas e outro de Tecnológicas – que serão agraciados em cerimônia realizada no mês de dezembro, em evento em parceria com os prêmios Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).  Estes trabalhos estarão expostos durante o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e serão analisados por um Comitê Externo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo e Inovação Tecnológica.