Caso da Inova Unicamp é aprovado para apresentação na 15ª Conferência da Anpei

Texto: Juliana Ewers

Na próxima semana, o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Milton Mori, participa da 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica para apresentar o trabalho “Unicamp: o apoio da incubadora para startups de sucesso – O caso Taggen”, aprovado na chamada promovida pela associação.

Durante sua fala, Mori vai apresentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo que se consolida em Campinas e região, bastante estimulado pela Unicamp e as demais universidades do entorno, pela localização geográfica estratégica e por seu polo econômico e industrial. “Campinas tem condições notáveis, que nos permitirão chegar à excelência nessas áreas”, afirma.

A Taggen – empresa graduada da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), portanto, também conhecida como uma empresa-filha da universidade – ilustra a apresentação. Especializada no desenvolvimento de componentes de software, projetos e soluções tecnológicas inovadoras que utilizam identificação por radiofrequência (RFID), a Taggen comprova em números os resultados do processo de incubação. Se comparado o faturamento anual da empresa verificado ao final do processo de incubação e agora, a startup multiplicou seus ganhos em mais de quatro vezes em apenas três anos.

De acordo com Mário Paiva Prado, um dos sócios da Taggen, a Incamp deu visibilidade à empresa. Exemplo disso é o fato de um investidor ter entrado em contato através da incubadora. “Ainda durante a fase de incubação a empresa conseguiu desenvolver grandes projetos para clientes como a Odebrescht e a Força Aérea Brasileira. A credibilidade e a visibilidade conquistadas a partir da incubação ajudou muito nesse resultado. ”

O processo de incubação, pelo qual a Taggen passou e conhecido como programa Inova Cultiva, possui duração máxima de 36 meses e o objetivo principal é o de apoiar o desenvolvimento de novos empreendimentos de base tecnológica. Entre os ensinamentos recebidos pelos incubados estão: orientações quanto a elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento, orientação para apresentação de projetos a investidores, orientação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, orientação para elaboração ou atualização do plano de negócio, e conhecimentos nas áreas de gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações.

A Incamp graduou até o ano passado 44 empresas. Hoje, são 19 empresas incubadas. Essas empresas integram o portfólio de empresas-filhas da Unicamp, que já chega a 326 cadastros. Deste total, 254 estão ativas, gerando 16.610 empresas e com faturamento anual estimado em R$ 2 bilhões.

Informações sobre a 15ª Conferência da Anpei de Inovação Tecnológica estão disponíveis no site: http://anpei.tempsite.ws/15conferencia/