Evento capacita os participantes do Inova Jovem na metodologia BMC

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Vanessa Fujihira e Juliana Ewers

No último sábado, dia 12 de setembro, foi realizado o Workshop de Business Model Canvas (BMC), etapa de capacitação para o Inova Jovem 2015, competição de empreendedorismo entre alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil). Participaram do evento as equipes aprovadas para esta etapa da iniciativa. A palestra, ministrada pelo empreendedor Renato Toi, foi um oferecimento da Baita Aceleradora, patrocinadora do programa.

Na abertura do evento, o professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, deu boas-vindas aos presentes, além de agradecer o empenho dos mentores envolvidos nesta etapa do programa. Mori ressaltou ainda a importância de os participantes se envolverem cada vez mais com o universo do empreendedorismo e de inovação tecnológica, por meio do aprendizado da metodologia, e também da importância de disseminar os conhecimentos adquiridos sobre o tema. “É importante aprender sobre modelo de negócios. Peço que vocês disseminem a importância do empreendedorismo entre os demais alunos dos colégios”, afirma.

Em seguida, Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, abordou a programação do evento e falou sobre as regras da competição e das próximas etapas a serem cumpridas, frisando que as 6 equipes finalistas – 3 do Cotuca e 3 do Cotil – devem ser escolhidas no período entre 13 e 19 de outubro, quando os modelos de negócios serão analisados pela banca interna.

Toi deu continuidade ao treinamento, apresentando a metodologia BMC e tirando dúvidas das equipes. “É uma forma de descrever uma empresa de modo simples e em apenas uma página. A organização do Canvas é muito interessante porque, no lado direito, você encontra a relação da empresa com o mundo e, no lado esquerdo, localiza-se o eixo da empresa. A gente começa a preenche-lo pelo segmento de cliente, pois não há empresa sem clientes”, aponta o palestrante.

Depois disso, as equipes participaram de um exercício no qual puderam apresentar seus projetos e os clientes que pretendem atender. Destacando o espaço da proposição de valor e o segmento de clientes, Toi abordou os nove blocos construtivos do Canvas. “Vocês têm que entender o seu consumidor. Sem entender o seu cliente, não tem conversa”, revela.

No período da tarde, as equipes se reuniram com seus respectivos mentores, que são profissionais com ampla experiência de mercado em empreendedorismo, com a finalidade de melhor adequar os modelos de negócios. “É bem raro esse tipo de iniciativa. São pessoas jovens e criativas que precisam de incentivo para começar a empreender”, avalia Mario Prado, CEO da Taggen Soluções RFID e um dos mentores.

Gizelle Lemos, analista de qualidade de Software da Samsung e mentora da iniciativa, avalia positivamente o programa. “Eu acho muito interessante fazer com que alunos do ensino médio pensem como empreendedores e estimular esse pensamento voltado para a inovação tecnológica”, comenta.

Matheus Fernandes, aluno do Cotuca, diz que o Inova Jovem supriu todas as suas expectativas. “Eu gostei muito porque dá a oportunidade de conhecer pessoas que têm experiências que eu levaria anos, como empreendedor, para adquirir. É uma ótima forma de incentivo para o surgimento de novas ideias e novos empreendedores”, aponta.

A estudante do Cotil Mariana Dias Ramos conta que participa da competição pela primeira vez. “É meu primeiro ano como participante do Inova Jovem. Achei tudo muito bom e posso avaliar que hoje foi um dia bastante produtivo. Já pude esclarecer várias das minhas dúvidas”, conclui.

Programa Inova Jovem 2015

O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.