Projeto da RedEmprendia recebe 1 milhão de euros da União Europeia

Texto: Carolina Octaviano

O Spin-off Lean Acceleration (SOLA), idealizado pela RedEmprendia – rede de empreendedorismo universitário que integra 28 instituições de países iberoamericanos – recebeu financiamento no valor de um milhão de euros do Programa Erasmus+ da União Europeia. O projeto visa o fortalecimento de iniciativas empresariais de grande impacto com origem nas universidades que compõem a rede, de modo a promover a aceleração de startups e spin-offs. O SOLA tem como propósito ainda melhorar as competências e habilidades do corpo técnico de incubadoras e parques científicos. Com o financiamento da UE, serão implementadas capacitações em quatro instituições de ensino superior latino-americanas e mais outras quatro europeias.

Participam do projeto, na América Latina, a Unicamp, a Universidade de São Paulo e as instituições colombianas Universidad de Antioquia e a Universidad EAFIT. Já na Europa, fazem parte do consórcio a Universidade do Porto, em Portugal, a Universidad Autónoma de Madrid e a Universidade de Santiago de Compostela, ambas na Espanha, e a Universitá della Calabria, localizada na Italia.

O SOLA conta com módulos formativos que irão tratar questões como a metodologia Lean Canvas, a redefinição estratégica de startups, a propriedade industrial e a certificação de qualidade, e a internacionalização de empresas. Esses conteúdos irão complementar as competências dos profissionais que aconselham e acompanham os empreendedores universitários.