Equipes Pensa + e Inova Auto são as grandes campeãs do Inova Jovem 2015

Texto: Vanessa Fujihira

Fotos: Thomaz Marostegan

Depois de quatro meses de competição, as equipes Pensa+, do Cotil (Colégio Técnico de Limeira), e Inova Auto, do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), conquistaram o primeiro lugar no Programa Inova Jovem 2015, competição de empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp. A cerimônia de premiação ocorreu ontem, dia 12 de novembro, no Auditório II da AFPU. Na ocasião, as seis equipes melhor classificadas ao longo do programa – sendo 3 grupos de cada colégio – apresentaram seus modelos de negócios a uma banca avaliadora, integrada por representantes da Agência de Inovação Inova Unicamp e patrocinadores do evento. Veja todas as fotos da cerimônia aqui.

A Professora Teresa Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, deu as boas-vindas aos mais de 70 convidados presentes da cerimônia, ressaltando a importância da iniciativa para a identificação e premiação de jovens com grande mérito acadêmico. “O evento reforça a excelência da Unicamp de capacitação da comunidade e inovação nas mais diversas áreas. Em 2016, a Unicamp comemora seus 50 anos e a inovação nos acompanha desde sua fundação”, completa a pró-reitora.

Em seguida, teve início a apresentação dos pitches das equipes finalistas e, após avaliação da banca, divulgação dos vencedores da competição.

A equipe Pensa+, que desenvolveu um modelo de negócio para a criação de um aplicativo mobile para gerenciamento de listas de compras, foi a primeira colocada entre as equipes do Cotil. “Este foi o nosso primeiro contato com empreendedorismo e vamos levar esta experiência para a vida toda. Além disso, pretendemos colocar nosso aplicativo, o Li$t, em prática”, afirma o integrante Bruno de Marco. Em segundo e terceiro lugar, ficaram os grupos Onda 3 e Party Hard, respectivamente.

Dentre os finalistas do Cotuca, a grande vencedora foi a equipe Inova Auto, que propôs um mecanismo para segurança automobilística que permite melhor visibilidade dos retrovisores em condições de chuva e poeira. “Durante todo o Inova Jovem tivemos a oportunidade de aprender conceitos que iremos aplicar em projetos pessoais e profissionais”, comenta o aluno Giovani Canesin, da equipe vencedora.

“É a segunda vez que participamos do Inova Jovem. A primeira experiência foi muito importante para adquirirmos maturidade e bagagem para chegarmos até aqui”, completa Laís Rocha, também integrante da Inova Auto.

A equipe Arted foi a segunda colocada, seguida do grupo Prime.

O professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, parabenizou as equipes finalistas e apontou o grande interesse dos alunos dos colégios técnicos em participar do programa. “O papel da Unicamp, através de iniciativas como o Inova Jovem, é estimular o empreendedorismo dentro da Universidade e também fora dela. Para o próximo ano, pretendemos ampliar o escopo do programa e abrir inscrições para outros colégios do estado”, diz Mori.

Também estiveram presentes no evento os diretores dos Cotuca e do Cotil.

Na opinião de Paulo Sérgio Saran, diretor do Cotil, “a iniciativa é louvável uma vez que permite o desenvolvimento de potenciais únicos, os quais provavelmente seriam difíceis de se desenvolver fora desse escopo”. “Parabéns a todos”, conclui.

“O projeto nos ajuda a melhorar muito a educação nos colégios, apontando novas perspectivas e horizontes para os alunos e professores. Este tipo de vivência nos tira da zona de conforto e nos lança em busca de novos desafios”, diz o diretor associado do Cotuca, César Alan Cesar Ikuo Yamamoto.

Luiz Borges, engenheiro de produto e desenvolvimento da 3M e responsável pela capacitação em Design Thinking, afirma estar impressionado com o entusiasmo e engajamento dos participantes. “Vejo uma grande evolução desde o treinamento Design Thinking até a apresentação hoje”, comemora Borges.

Já Rosana Jamal, presidente da Baita Aceleradora, ressalta que é fundamental estimular os jovens empreendedores a resolverem problemas relevantes com propósito. “É mais do que apenas fazer um trabalho de escola. Os jovens se sentem parte de projetos reais, com capacidade mudar e solucionar desafios”, finaliza Rosana.

Nesta edição, se inscreveram 196 participantes, divididos em 49 grupos. O Inova Jovem 2015 foi patrocinado pela Baita Aceleradora, Samsung Ocean, Banco do Brasil e IMA, além de contar com o apoio da 3M.

Programa Inova Jovem 2015

O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.