Final do Desafio Unicamp 2016 ocorre no próximo dia 24

Texto: Vanessa Fujihira

Fotografia: Thomaz Marostegan

A final do Desafio Unicamp 2016 de inovação tecnológica – competição de modelos de negócios baseada em patentes da Unicamp – ocorrerá no dia 24 de junho, das 14h30 às 17h, no Centro de Convenções da Unicamp. Na ocasião, os seis modelos de negócio mais inovadores e com maior potencial de mercado, dentre os inscritos nesta edição do Desafio Unicamp, vão se enfrentar em uma competição de pitches – breve apresentação do modelo de negócio adotado, que tem como objetivo conquistar investidores. Pela segunda vez consecutiva, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer de perto os projetos finalistas da competição e a equipe vencedora do Desafio 2016, além da oportunidade de networking com empreendedores e investidores da região de Campinas. Interessados em assistir à final devem se inscrever aqui, até o próximo dia 22 de junho.

Por meio da análise de seus modelos de negócios, efetuada por pela banca interna, os grupos Cristalina, Ceres, Engiq, Kaihatsu, Seringueira e Statera saíram na frente e se destacaram entre outras 61 equipes, classificando-se para a final da competição. Durante a cerimônia, os seis projetos finalistas serão avaliados pela Banca Final da competição, formada pela diretoria da Inova Unicamp, patrocinadores e investidores, que escolherão o melhor modelo de negócio da competição. A equipe que conquistar a primeira colocação receberá R$3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela FM2S, além de troféus e certificados.

Durante 4 meses de competição, as equipes foram capacitadas na metodologia de Business Model Canvas (BMC), passaram por um treinamento em apresentação pitch e tiveram mentorias acadêmicas com pesquisadores responsáveis pelas tecnologias escolhidas e empresariais com  empreendedores com ampla atuação em Campinas e região.

Sobre o Desafio Unicamp 2016

O Desafio Unicamp 2016 de Inovação Tecnológica conta com o patrocínio da Griaule Biometrics, da BRF, da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), do Banco do Brasil, da Baita Aceleradora, da FM2S Consultoria, da Capes, da Embraer e da Clarke Modet & Co. Apoiam esta edição a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), a empresa Kart Fly, a University of Florida, Agenda Pet, CIESP Campinas, Liga Empreendedora da Unicamp, Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, Grupo Unicamp Ventures, Anjos do Brasil e Associação Campinas Startup (ACS).

Em 2016, o Desafio Unicamp integra as atividades dos 50 anos da Unicamp.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: https://www.inova.unicamp.br/desafio/