Tecnologia Lévia+e é finalista do FI Innovations Awards 2016

Texto: Carolina Octaviano e Juliana Ewers

Foto: Thomaz Marostegan

A gordura vegetal Levia+e é um dos finalistas do prêmio FI Innovations Awards 2016, na categoria Ingrediente Alimentício Mais Inovador. A tecnologia foi desenvolvida a partir de um projeto de P&D entre a empresa Cargill e a Unicamp. O Lévia+e traz para o mercado brasileiro a primeira solução com baixo teor de saturados sem perder desempenho, referente à estrutura e sabor do alimento. A consistência e a textura da solução são ideais para aplicação em recheios de biscoitos, bolos e sorvetes. A principal inovação do produto é apresentar no máximo 35% de teor de saturados, preservando a estrutura física do alimento, enquanto no mercado existem diferentes soluções que variam entre 45% a 65% de teores de saturados.A tecnologia foi destaque, no congresso Vitafoods South America, realizado no ano passado. Leia a reportagem aqui.

Início da parceria entre Unicamp e Cargill

O início da parceria entre a empresa e a universidade teve início em 2007, ocasião em que a Cargill firmou convênio de P&D com a universidade, que permitiu o desenvolvimento de uma tecnologia de baixo teor Trans, com requisitos sensoriais e funcionais, para ser utilizado pela indústria fabricante de alimentos. A patente gerou dois prêmios aos inventores, sendo eles o professor Renato Grimaldi e Lireny Gonçalves.

Em 2012, a Cargill estava de volta à Unicamp em busca de uma nova parceria para o desenvolvimento de uma solução inovadora. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução muito mais exigente para utilizar a alegação de reduzido teor de saturado e Zero Trans nos rótulos dos produtos. O foco do trabalho foi desenvolver uma nova tecnologia que possuísse baixos teores de trans e saturados, e que oferecesse à indústria a possibilidade de ofertar ao mercado lançamentos que atendam a demanda crescente por saudabilidade e a possibilidade de voltar a utilizar os claims.

A partir disso, os pesquisadores do laboratório de Óleos e Gorduras da FEA, em parceria com a Cargill, desenvolveram essa nova solução, a qual passou por diversas etapas: testes de bancada, produção de escala piloto, aplicação em produtos finais e avaliação dos mesmos até sua conclusão com sucesso. A solução, que leva o nome de Lévia+e, faz parte da linha de óleos e gorduras saudáveis da Cargill e possui patente depositada em cotitularidade entre Cargill e Unicamp.