Empresa-filha da Unicamp inaugura sua nova sede

Texto: Manuel Alves Filho

Fotos: Antonio Scarpinetti e Leonardo Okubo

A Agricef Soluções Tecnológicas, empresa fundada por três ex-alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp, inaugurou nesta quinta-feira (27) a sua nova sede, na cidade de Paulínia. A planta tem 1,5 mil m2 de área construída e conta com laboratórios voltados para o desenvolvimento de produtos e processos que possam aprimorar a produção agrícola do Brasil. O investimento foi de 4,5 milhões, sendo parte dos recursos financiada pelo Programa São Paulo Inova, mantido pelo governo do Estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge e de  Zigomar Menezes de Souza, diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp.

A Agricef, empresa-filha da Unicamp, foi criada em 2005 por Guilherme Ribeiro Gray, Efraim Albrecht Neto e Domingos Guilherme Cerri, então estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). “A empresa nasceu do nosso desejo de empreender, que foi estimulado por vários professores. Tivemos um apoio inicial muito importante da Incamp [Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp], o que nos ajudou, entre outros aspectos, a definir o nosso foco de atuação”, conta Gray.

tadeu_agricef_700_0

Naquela fase, acrescenta Cerri, o quadro de funcionários da Agricef era composto somente pelos três sócios. Os primeiros colaboradores foram contratados apenas em 2008, quando a empresa deixou a Incamp, estabeleceu-se em Barão Geraldo e passou a fechar os primeiros contratos. “Atualmente, nós contamos com cerca de 50 funcionários, boa parte deles formados pela Unicamp. Nossa equipe é multidisciplinar: é composta por engenheiros agrícolas, agrônomos, físicos, engenheiros eletricistas, engenheiros mecatrônicos, além de pessoal administrativo e de nível técnico”, elenca.

Na opinião dos dois diretores da Agricef, a relação da empresa com a Unicamp foi e continua sendo muito importante. “Nós tivemos uma excelente formação na Universidade e recebemos um valioso apoio para dar início ao empreendimento. Hoje, além de recrutarmos recursos humanos formados pela Unicamp, continuamos mantendo um diálogo muito produtivo com os pesquisadores da instituição, sempre em busca de soluções inovadoras para nossos clientes, que têm diferentes portes e atuam em variados segmentos do agronegócio”, afirma Gray.

diretores_700

A Agricef atua, entre outras, nas áreas de automação agrícola, desenvolvimento de máquinas agrícolas e consultoria para otimização de processos de plantio e colheita de cana-de-açúcar. A empresa também desenvolveu um equipamento de ultrassom que realiza ensaios não destrutivos de materiais não metálicos, como madeira, concreto e polímeros. A tecnologia vem sendo empregada pela CPFL Energia para inspecionar a integridade de postes e cruzetas utilizados no sistema de distribuição de energia elétrica. A construção da nova sede representa, conforme os sócios, a aposta no contínuo crescimento da empresa nos próximos anos.

A Agricef é uma das 434 empresas-filhas da Unicamp. Esse conjunto de empreendimentos de base tecnológica nasceu da iniciativa de ex-estudantes e ex-professores da Universidade. Atualmente, essas empresas são responsáveis pela geração de 20 mil empregos diretos e por um faturamento de aproximadamente R$ 3 bilhões por ano. “O fomento à criação de empresas de alta tecnologia é uma das formas da Unicamp devolver à sociedade parte dos recursos públicos aplicados na Universidade”, costuma afirmar o reitor Tadeu Jorge.