Avaliação de Tecnologias é tema de curso online gratuito

unesp1-1024x244

O curso foi elaborado pela Agência Unesp de Inovação e é oferecido pela Rede Inova SP

Texto: Marina Nania

Os interessados em conhecer mais sobre como as universidades brasileiras estão se organizando para avaliar e transferir tecnologias ganharam um novo material para consulta. Elaborado pela Agência Unesp de Inovação, o curso online de Avaliação de Tecnologias está disponível gratuitamente na plataforma de Ensino à Distância da Rede Inova SP.

O curso foi criado com foco em profissionais da academia ou do mercado que possuem interesse em conhecer o processo de transferência de tecnologias universitárias, entendendo quais os mecanismos que as universidades criaram para levar ao mercado suas tecnologias. São seis aulas, que tem em média 20 minutos de duração oferecida pelos profissionais Fabíola Spiandorello e Vitor Kopp, da Agência UNESP de Inovação (AUIN).

Fabíola, que é gerente de Propriedade Intelectual, discute o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no processo de transferência de tecnologia e suas questões centrais. Ela aborda, ainda, os temas de avaliação tecnológica, avaliação técnica/crítica de tecnologias acadêmicas, metodologias de análise de tecnologias e comunicação de invenção. Kopp, analista de tecnologia, oferece uma aula sobre matriz de priorização e fluxo de análise de tecnologias.

A plataforma de Ensino à Distância da Rede Inova São Paulo é aberta e de uso gratuito, e conta com cursos de nível básico voltados a profissionais e interessados na área de inovação em todo o Brasil. Além do módulo de Avaliação de Tecnologias, estão no ar também os cursos de Introdução à Propriedade Intelectual, realizado pela Agência Inovação Inova Unicamp, e Modelagem de Negócios, com professores do Centro Paula Souza. Futuramente, serão acrescentadas capacitações oferecidas pelos núcleos de inovação da UFSCar, USP e do IPT. Os alunos que concluem o curso e com mais de 70% na avaliação final, recebem certificado.

A realização é parte integrante do Projeto Inova Capacita, iniciativa da Rede Inova São Paulo financiada pelo CNPq que tem como objetivo promover atividades de capacitação e fomento à inovação, empreendedorismo, criação de empresas nascentes e de serviços prestados à comunidade das ICTs. “A Rede Inova São Paulo foi criada com o intuito de fomentar o relacionamento colaborativo entre os NITs, visando potencializar atividades de parceria, transferência de tecnologia e licenciamento, e catalisar a interação entre ICT e empresa com o objetivo de alavancar negócios”, explica o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e coordenador-executivo da Rede Inova São Paulo, Milton Mori.

Interessados em conhecer a plataforma podem acessá-la através do link http://inovasaopaulo.org.br/ead/ e realizar seu cadastro gratuitamente.