Edital para licenciamento exclusivo da tecnologia que trata e previne a Retinopatia Diabética é prorrogado

Texto: Carolina Octaviano

Empresas interessadas no licenciamento e na comercialização, em caráter exclusivo, da tecnologia que previne e trata a retinopatia diabética devem encaminhar suas propostas à Agência de Inovação Inova Unicamp até o próximo dia 18 de agosto, às 17h30. O edital, que está disponível aqui, visa a transferência da tecnologia intitulada “Composição e Formulação Farmacêutica para Tratamento ocular não invasivo e seus usos” para o proponente que apresentar a proposta mais vantajosa. A composição e formulação já tem patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e um pedido de PCT, cuja proteção possibilita explorar comercialmente a tecnologia em outros países.

O colírio, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, surge como alternativa não invasiva para o tratamento da doença que é causada por alterações neurais e vasculares na retina e que, em estágios mais avançados, pode levar à cegueira. Atualmente, estão disponíveis no mercado opções que incluem a fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirúrgia, gerando desconforto e incômodo aos pacientes. Vale destacar que a tecnologia pode ser utilizada em fases precoces da Retinopatia Diabética ou até mesmo como medida de prevenção, uma vez que ela atua como um neuroprotetor da retina. Já foram realizados testes in vivo, com resultados bastante promissores.

Confira o edital!

Mais informações sobre a tecnologia estão disponíveis aqui.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo parcerias@inova.unicamp.br ou pelos telefones 3521-4352 / 3521-2607 / 3521-2612.