A SWXP 2017 vem aí! Inscrições abertas para a terceira edição do evento

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Thomaz Marostegan

A terceira edição da Software Experience, feira de programas de computador que tem o intuito de aproximar ainda mais o mercado da universidade e já está com inscrições abertas. O evento, que traz uma série de novidades e atrações ao público, vai ser realizado durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro, na Expo Dom Pedro. Interessados em participar podem se inscrever aqui.

Além da já tradicional exposição de software e palestras sobre assuntos de interesse da comunidade de Tecnologia da Informação, os presentes poderão conhecer, em primeira mão, o projeto vencedor do Desafio Smart Campus, iniciativa da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e participar de oficinas e workshops promovidos pelo Google Developer Group (GDG) Campinas.

“A Software Experience proporciona um ambiente de interação entre os responsáveis pelo desenvolvimento dos software e as empresas interessadas em demandas tecnológicas, propiciando um ambiente riquíssimo para troca de informações. Muito mais do que servir apenas como uma vitrine para nossas tecnologias, o intuito é confirmar que a Unicamp está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias para resolver problemas da sociedade“, afirma o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Para o Professor Luís Geraldo Meloni, da FEEC, parceira na realização do evento, a realização da Software Experience é importante também para beneficiar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, em total consonância com a proposta do InovaCampinas. “É mais uma iniciativa que favorece a consolidação do ecossistema representado por diversos laboratórios de pesquisas da universidade e por diversas empresas de tecnologia da informação nas áreas de software e correlatas”, defende.

Uma das grandes novidades da SWXP 2017 é a disponibilidade de oficinas e workshops que englobam a Montagem do Google Cardboard, a História da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Tilt Brush. “É uma ótima oportunidade de imersão em novas tecnologias que não estão diretamente no nosso dia a dia”, defende Thaíssa Candela, porta-voz do GDG Campinas, parceira do evento e responsável por estas atividades interativas. As oficinas acontecerão ao longo de todo dia, assim como a exposição dos software, que tem aplicação nas diversas áreas do conhecimento, contemplando várias demandas tecnológicas.

Já no período da tarde, o público vai poder conferir a mesa redonda sobre o tema “IoT e as novas oportunidades de negócio”, com Cláudia Pascoal, manufacturing R&TD Manager na Embraer, e Alexandre de Souza Pinto, diretor de Inovação e Novos Negócios na MATERA System, empresa-filha da Unicamp. Além da mesa, o evento também contará com a palestra de Israel Geraldi, ex-aluno e fundador da empresa Softway, que, em 2013, foi vendida para a Thomson Reuters. Geraldi é empreendedor em série e um dos casos de sucesso entre os egressos da Universidade.  A abertura do evento ficará a cargo de Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp.

As novidades e atrações não terminam por aí.  A SWXP 2017 dará espaço para os 6 melhores projetos do Desafio Smart Campus, competição idealizada pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, apresentarem seus projetos. A melhor proposta será premiada no evento. Participam da competição projetos nas áreas de transdutores, sistemas embarcados, energia, sistemas biomédicos, telemática e automação com aplicações em Internet das Coisas (IoT) no contexto de Campus Inteligente, tendo como objetivo solucionar problemas encontrados no espaço da universidade.

Sobre a Software Experience 2017

O evento, que está em sua terceira edição, conta com o patrocínio da Matera Systems, Embraer, Capes e do Governo Federal. São parceiros do evento a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, o Google Developer Group (GDG) Campinas e o Smart Campus.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.inova.unicamp.br/softwareexperience