Pesquisadores da Unicamp levam suas tecnologias ao InovaCampinas

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Professores e pesquisadores da Unicamp marcarão presença com protótipos de suas tecnologias no estande da Inova Unicamp, durante o InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação tecnológica do estado de São Paulo, que será realizado no próximo dia 25 de outubro. O intuito é aproximar as pesquisas desenvolvidas na universidade, de empresas que possam ter interesse em licenciar as tecnologias. Nesta área do evento, a participação é gratuita. Para conferir de perto as tecnologias, faça sua inscrição pelo link.

Abaixo, listamos 5 tecnologias que estarão no evento. Confira!

Membranas assimétricas para curativos

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) desenvolveram um processo de obtenção de membranas assimétricas de dupla face (uma densa e outra porosa) que podem ser utilizadas como curativos, uma vez que facilitam a cicatrização e são eficazes no tratamento de queimaduras. A tecnologia, que é de origem natural e biodegradável, utiliza matéria-prima de baixo custo. Disponível no evento durante o período da tarde.

Teste rápido, fácil e indolor para hanseníase

Foi desenvolvido nos laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) um método de diagnóstico rápido, fácil e não invasivo para hanseníase. Sua principal inovação está na forma indolor de obtenção da amostra para análise, que se dá pela simples disposição de uma tira sortiva à pele do paciente. O processo permite ainda o diagnóstico de maneira assertiva, possibilitando o tratamento imediato. Disponível no evento no período da manhã.

Nanopartículas que reduzem o efeito colateral da quimioterapia

Pesquisadores do Instituto de Química (IQ) desenvolveram um processo de obtenção de nanopartículas de sílica peguiladas. A tecnologia permite a liberação mais lenta do fármaco, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes. Outros diferenciais do processo são a não utilização de solventes tóxicos e a menor concentração de dose de fármacos. Disponível no evento no período da tarde.

Mão mecânica para próteses

Foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) uma mão mecânica que pode ser utilizada como prótese. Trata-se de um modelo de prótese de mão funcional, com aparência e dimensões antropomórficas, preensão dos objetos confiável por meio de ajuste ao contorno e graus de liberdade, dimensões customizadas ao paciente e baixo custo de fabricação. Disponível no estande da Inova no período da manhã.

Redes Inteligentes para iluminação pública

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp desenvolveram dispositivos que permitem estabelecer uma rede de sensores voltados para o controle de ativos na iluminação pública. Por ser capaz de monitorar falhas e permitir um melhor gerenciamento da iluminação pública, a tecnologia pode ser aplicar dentro do conceito de cidades inteligentes. Estará no evento no período da tarde.

A programação completo do InovaCampinas está disponível em: www.inovacampinas.org.br