UFSCar leva 18 tecnologias ao InovaCampinas e integra estande da Rede Inova SP durante evento

Texto: Marina Nania

Trazendo tecnologias voltadas para diferentes áreas do conhecimento, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) confirma hoje sua presença no InovaCampinas 2017. Além de expor suas soluções inovadoras no estande da Rede Inova São Paulo, a UFSCar promete participar da Rodada de Negócios 100 Open Techs com dezoito tecnologias disponíveis para licenciamento. Dentre elas, destacam-se as soluções potenciais da área da saúde, tais como o desenvolvimento de compostos e novos fármacos contra o câncer.

Dentre elas, é destaque a solução desenvolvida para o diagnóstico do Alzheimer, intitulada Dispositivo para detecção do biomarcador ADAM10 para o diagnóstico da Doença de Alzheimer, método de aplicação do referido dispositivo, uso do dito dispositivo para diagnóstico da Doença de Alzheimer, método de aplicação de Elisa para diagnóstico da Doença. A tecnologia possibilita a utilização de amostras de sangue para diferenciar idosos saudáveis e doentes ou com predisposição ao Alzheimer, além de detectar diferentes estágios da doença – do transtorno neurocognitivo leve ao estágio mais avançado. Serão exibidas, ainda, tecnologias que apresentam novos usos para a vitrocerâmica – como, por exemplo, aplicação dentária e regeneração/substituição de tecidos (próteses) – e soluções que tem como fator diferencial a sustentabilidade – tais como as novas composições de inseticidas naturais e o tratamento ecológico de resíduos.

Para o diretor-executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, levar tecnologias para o mercado ajuda a universidade a cumprir seu papel, pois gera desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Dessa forma, a participação no InovaCampinas contribui para aproximar ainda mais os projetos da UFSCar com o setor empresarial. “A missão da Agência de Inovação da UFSCar é capacitar e mobilizar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade. Por isso, quando os resultados de nossas pesquisas viram produtos e serviços que podem beneficiar a sociedade, percebemos o cumprimento de nossa missão. Eventos como esse nos possibilitam encontrar oportunidades para transformar conhecimento em inovação, negócios e desenvolvimento”, declara.

Interessados em conhecer mais sobre as tecnologias da UFSCar podem se inscrever na Rodada de Negócios do InovaCampinas aqui, e visitar a instituição no estande da Rede Inova São Paulo na área de exposição do evento, durante o período da tarde. Para marcar uma reunião com a instituição durante o evento, escreva para inovacao@ufscar.br.

Fonte: Rede Inova SP