Inova Unicamp integra programação da Unicamp de Portas Abertas 2018

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Carolina Octaviano e Secretaria de Comunicação

Com um estande para informações e palestra realizada no auditório do CDC, a Inova Unicamp marcou presença na última edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), realizada no último dia 19 de maio. Nesta edição da UPA, cerca de 50 mil pessoas se inscreveram para conhecer a Universidade. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer os cursos oferecidos pela Unicamp, visitar as unidades e ter um contato maior com as iniciativas de empreendedorismo e inovação tecnológica desenvolvidas na Unicamp.

O Professor Rangel Arthur, assessor da Diretoria da Inova Unicamp, iniciou sua palestra questionando o público: “Vocês querem fazer faculdade para serem empregados em uma empresa ou para serem donos de uma empresa? ”. A partir desta pergunta, Arthur falou sobre como a Inova Unicamp pode auxiliar alunos e não-alunos que querem empreender, com iniciativas como o Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp.

Outro destaque da palestra foi o programa Inova Jovem, competição de empreendedorismo voltada a alunos do ensino médio e técnico de todo Brasil. Em 2018, as inscrições de equipes que desejam participar da iniciativa estarão abertas em meados de agosto. “Nunca é cedo demais para pensar em empreendedorismo e o Inova Jovem é um exemplo disso. Com capacitação e mentorias, os participantes da competição desenvolvem modelos de negócios a partir de ideias simples e inovadoras”, afirma.

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que abriga empresas com projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com a Unicamp, e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), que dá todo o suporte para empreendedores que querem montar um negócio com base em tecnologia, também foram abordados em sua fala. “Nós estimulamos que nossos alunos criem tecnologias inovadoras e as coloque no mercado”, frisa.

Além de apresentar as áreas atendidas pela Inova, Arthur destacou a Unicamp como a segunda maior patenteadora do país, de acordo com ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2016, e mostrou dados referentes às empresas criadas por ex-alunos ou ex-funcionários da universidade. “Hoje já temos mais de 500 empresas-filhas cadastradas. Juntas, o valor de faturamento anual delas da Unicamp já ultrapassa R$3 bilhões de reais e são responsáveis por gerar mais de 21 mil empregos”, finaliza.

Para saber mais sobre a Unicamp de Portas Abertas, acesse: http://www.upa.unicamp.br/