Newton Frateschi é eleito para diretoria da Anpei

Diretor-executivo da Inova Unicamp destaca a importância do trabalho em conjunto para a criação de políticas voltadas à inovação

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Divulgação Anpei

O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi eleito membro da nova Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). A eleição foi realizada hoje, dia 8 de junho, no auditório da Agência USP de Inovação, durante a durante a 34ª Assembleia Geral Ordinária dos Associados da Associação, e definiu também os profissionais que agora passam a ocupar o Conselho fiscal da Instituição. A submissão de candidaturas para os cargos esteve aberta até dia 16 de abril. Após este período, a Comissão Eleitoral analisou as candidaturas dos novos membros.

A associação, criada em 1984, atua de forma a disseminar a importância da inovação tecnológica para garantir a competitividade das empresas nacionais. Com foco multissensorial, a Anpei é composta por empresas de diversos portes e que investem continuamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). No total, as empresas associadas representam R$ 10 bilhões em investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação no país, de acordo com dados da própria instituição.

A Associação também é composta por universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. O intuito é, além da discussão de políticas públicas voltadas à inovação, disseminar a cultura inovadora.

Frateschi destaca que, por se tratar de uma associação que fomenta a inovação, é primordial que as universidades façam parte dela, uma vez que são elas as formadoras de recursos humanos que vão promover a inovação junto a estes atores. “Uma vez que a Unicamp tem um papel de liderança em nível nacional e mundial na área de inovação, é fundamental que ela faça parte da diretoria desta associação”, explica.

O diretor-executivo da Inova Unicamp ressalta que, como membro da nova diretoria, será possível trabalhar de maneira alinhada com as demais instituições e as empresas em prol do objetivo principal da Anpei: a promoção da inovação no país. “A partir do alinhamento com as demais instituições que fazem parte da associação, poderemos contribuir ainda mais para a formatação de políticas públicas voltadas à inovação tecnológica”, aponta.

Além do diretor-executivo da Inova, foram eleitos para diretoria também: Geraldo Rochocz, da Radix; Isabela Dias, da TOTVS; Marcela Martinelli, da Natura; Sayonara Moreira, da Whirlpool; Ricardo Marques, de Furnas; Camila Cruz, da 3M; Marisa Rizzi, da Cristália; Alexandre Salomão de Andrade, da VALE; Bruno Moreira, do Instituto Inovação; Luiz Mello, da Unifesp; Ricardo Rabelo, da FEOP – Ouro Preto; e Ricardo Boclin, da Kasznar.

Com a eleição o novo quadro do Conselho Fiscal da Anpei passa a ser composto por: Walter Mallas Machado de Barros, da WMB Consultoria de Gestão Ltda, como presidente; Heraldo Gilberto de Oliveira, da FIPECAFI; Leandro Romero Costa, da Braskem; Wagner Mar, Advogado; e Mário Armando Fernandes, da FIPECAFI.

Para saber mais sobre Anpei, acesse: http://anpei.org.br/