Unicamp sedia Hackathon em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing B2B

Por Marina Moura

Começou hoje no Parque Tecnológico e Científico da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) um desafio de integração entre alunos da Unicamp e da Facamp (Faculdade de Campinas), o Hackathon em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing B2B.

O evento é promovido em parcerias da Unicamp, Facamp e da Algar Ventures, braço de corporate venture capital do grupo Algar.

O objetivo é fomentar a cultura empreendedora entre alunos das duas instituições e desenvolver novas soluções, o Hackathon premia além dos vencedores, todas as equipes participantes. Para cada um dos integrantes da equipe vencedora, o prêmio é de R$ 1 mil. Todos os demais participantes receberão um prêmio no valor de R$ 400.

Antes das equipes entrarem em ação, ocorreu na abertura uma breve palestra com Guime Davidson, publicitário com experiência de 30 anos no mercado e atualmente Vice-Presidente de criação da Isobar.

Agora em “hands on” perante o problema proposto, as equipes trabalharão até o próximo domingo, quando vão apresentar suas soluções e serem avaliados para ranquear os vencedores.

Entre todos os inscritos, foram selecionados 24 participantes com perfil mais próximo da atividade proposta das duas universidades para integrar as equipes divididas aleatoriamente.

Entenda a competição

O Hackaton em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing B2B é uma competição de modelos de negócios idealizada conjuntamente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, pela Algar Ventures, e pelo Centro de Empreendedorismo da Facamp.

Um dos motivos do Hackathon é unir as duas instituições para conciliar a vocação em negócios da Facamp com as competências tecnológicas desenvolvidas na Unicamp, para promover mais interação entre discentes e docentes das duas instituições, conforme afirma Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp:

“O Hackathon alia tecnologia e empreendedorismo, além de fomentar a interação entre instituições de ensino superior com uma empresa que preza pela inovação, como é o caso da Algar. Essa associação é imprescindível para impulsionar iniciativas inovadoras dentro da universidade e, assim, impactar positivamente o nosso ecossistema e a sociedade”.

Estão participando deste evento os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, mestrado e doutorado das universidades. No caso, são alunos dos cursos de Propaganda e Marketing, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Economia, Relações Internacionais, Administração da Facamp e de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Matemática Aplicada e Física da Unicamp.

União de forças

A parceria entre a Unicamp e a Algar foi consolidada em março de 2018 com a inauguração da Sala Algar Ventures, um espaço destinado a capacitação e treinamentos, localizada no andar da Incubadora no Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da universidade.

A aproximação da academia ao contexto empresarial – com a associação entre a Algar e a Unicamp – estimula o aumento de conexões entre os alunos e docentes da universidade com startups e grandes empresas.

A Algar é um grupo empresarial fundado em 1930 e com atuação em todo território brasileiro, na Argentina, Colômbia e no México, onde trabalham cerca de 19 mil associados (como são chamados os colaboradores) e servindo 2 milhões de clientes com soluções inovadoras que garantam valor para todos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Serviços e Turismo.

Seu nome surgiu pelas iniciais de seu fundador Alexandrino Garcia, sendo que hoje seis empresas compõem seu portfólio: Algar Tech, Algar Telecom, Algar Farming, Algar Segurança, Comtec e Grupo Rio Quente que engloba Costa do Sauípe; além do Instituto Algar, UniAlgar – universidade corporativa e o CSC Algar – centro de soluções corporativas. Há, ainda, três empresas aceleradas por meio da Algar Ventures, corporate venture capital: Alsol Energias Renováveis, NetSupport e Sensix.