Fazenda Argentina será o novo endereço da Agência de Inovação Inova Unicamp

Equipe Inova Unicamp em frente ao prédio novo. Foto: Kátia Kishi

Por Kátia Kishi

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, anunciou nesta quinta-feira (3), a mudança de localização da Agência de Inovação Inova Unicamp do prédio da reitoria 1 – onde atualmente está localizada – para a sede da Fazenda Argentina, propriedade que foi adquirida pela Unicamp em 2014.

O anúncio foi feito durante a entrega da sede da Fazenda Argentina após a restauração realizada para a Mostra de Decoração Campinas Decor de 2018, conforme firmado em um convênio de uso entre a Unicamp e a iniciativa.

De acordo com o reitor da Unicamp, a decisão foi tomada com base na missão da agência que é a de promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto da Unicamp, em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

Neste contexto, a mudança da Inova Unicamp para a Fazenda Argentina é um primeiro passo para tornar a região um ecossistema desenvolvimento sustentável, uma referência de campus com tecnologias e ações inteligentes, conforme previsto pelo projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável da Unicamp, que será implementado na área da Fazenda Argentina. Assim explica Newton Frateschi, diretor executivo da Inova Unicamp:

“O papel da Agência de Inovação em conectar a Universidade com o setor empresarial vai ser importante na ocupação da Fazenda Argentina por meio de um projeto de ecossistema de desenvolvimento sustentável. Isso porque vamos não só buscar parcerias com empresas de alta tecnologia com gestão inovadora e responsável, mas também vamos fomentar a criação de novas empresas de base tecnológica e criativa nesse espaço. Com essa semente no campus, conseguimos influenciar toda região metropolitana de Campinas em cada nova parceria.”

Sede da Fazenda Argentina restaurada e que será o novo endereço da Agência Inova Unicamp. Foto: Kátia Kishi

Sobre a ocupação da Sede e outras áreas da Fazenda Argentina

Por meio do Campinas Decor, duas grandes áreas foram reformadas: a sede e um prédio anexo. Antes da decisão para a mudança da Inova para a sede da Fazenda, a Agência já contribuía com a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) no estudo para o projeto de ocupação da Fazenda e promoveu – entre os meses de julho e setembro – uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilizar adaptações em um dos espaços do prédio anexo para transformá-lo em uma área que hospede startups e também realizar eventos com foco em empreendedorismo e inovação. Ao todo, foram arrecadados R$ 62.450,00, superando a meta inicial de arrecadar R$ 60 mil.

“Estamos muito felizes com o resultado deste crowdfunding, não só por atingirmos a meta, mas também porque, durante nossas conversas com os doadores, percebemos que os colaboradores querem contribuir mais. Já estamos negociando a realização de eventos e outros projetos conjuntos com esses parceiros no sentido de povoar a área com atividades voltadas ao empreendedorismo inovador e sustentável”, afirma Frateschi.

A primeira atividade na área de eventos nova está prevista para dezembro, será a inauguração do local. Depois, as atividades previstas nesse local vão desde a realização de eventos, seminários e workshops até uma inauguração de uma área dedicada a hospedar startups, com um modelo de ocupação similar ao que já é praticado pela Inova no prédio do Vértice, dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Prédio anexo à Sede da Fazenda Argentina, onde terá ambiente para eventos e salas para startups. Foto: Kátia Kishi

A Fazenda Argentina tem uma localização privilegiada que facilitará as relações da Inova Unicamp com a diversos parceiros porque a área está conectada ao Polis de Tecnologia, e todas as empresas que fazem parte daquele complexo, além do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e de outras empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino, tornando-se realmente uma ponte de comunicação ao estar no centro de tudo.

Ao todo, a campanha de financiamento teve 29 contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas mencionadas a seguir em ordem alfabética:

1. Alexandre Brandão
  2. Alibra Ingredientes Ltda
  3. Augusto Chierice Venerando da Silva
  4. CI&T Software S/A
  5. Daniel Daher Saad
  6. DPR Pesquisa Cons. Sim. Comp. Ltda
  7. Eduardo Gomes Kupper
  8. Fábio Pagani
  9. FM2S Trein. Desenv. Gerencial Ltda-ME
  10. Giovani Bortolini Machado
  11. Henrique R. Mascarenhas
  12. Idea Sistemas Eletronicos S/A
  13. José Dolcio Rocha
  14. Lamas Corp. Imp. E Exp. Ltda
  15. Matera Systems Inf. S/A
  16. Movile Internet Móvel S/A
  17. Neger Aeroespaço e Int. Espectral Ltda
  18. Neger Tec. E Sistemas Ltda
  19. Neuralmind Int. Artificial Ltda
  20. Opus Software Com. Repr.
  21. Oscar Ferreira de Lima
  22. Padtec