Unicamp se torna membro permanente da Rede Universitária Global para Inovação (GUNi)

Por Kátia Kishi

O ano começou com o ingresso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como membro permanente na Global University Network for Innovation (GUNi), após a aprovação dos membros fundadores da rede.

A GUNi foi criada em 1999 com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Universidade das Nações Unidas (UNU) e a Associação Catalã de Universidades Públicas (ACUP) em Barcelona, onde se encontram a secretaria e presidência da rede.

“Integrar a GUNi e ser reconhecida como uma instituição focada na inovação e com capacidade de promover a mudança social é extremamente importante para a Unicamp, que trabalha com diferentes iniciativas durante todo ano para capacitar alunos e parceiros nos diversos programas de inovação e empreendedorismo”, explica o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.

Atualmente, a GUNi é composta por 210 membros de 78 países, incluindo 60 instituições de ensino superior, centros de pesquisa e redes relacionadas à inovação e ao compromisso social do ensino superior da América Latina e Caribe.

No Brasil, a Unicamp acaba de se tornar uma das seis entidades permanentes da GUNi, estando presentes também:

• Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

A rede surgiu com a proposta de unir entidades focadas no ensino superior com a intenção de abrir espaço para reflexões sobre o papel dessas instituições no processo de transformação e fortalecer sua postura crítica dentro da sociedade.

Ou seja, fortalecer iniciativas que contribuam para a renovação das visões e políticas de ensino superior em todo o mundo sob uma visão de serviço público, relevância e responsabilidade social.

Em seu site, a GUNi destaca três objetivos centrais de ação da rede, sendo elas:

1. Incentivar as Instituições de Ensino Superior (IES) a reorientarem seus papéis para ampliar seu valor social e contribuição para, assim, fortalecer suas posturas críticas dentro da sociedade.
  2. Colaborar aproximar países desenvolvidos e em desenvolvimento no campo do ensino superior, promovendo a capacitação e a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul.
  3. Promover o intercâmbio de recursos, ideias e experiências inovadoras, ao mesmo tempo em que possibilita a reflexão coletiva e a coprodução de conhecimento sobre questões emergentes do ensino superior, inovação, responsabilidade social e relevância em escala global.