Inova Unicamp tem oportunidades para bolsistas SAE

Equipe da Inova Unicamp reunida em frente à sede na fazenda argentina, todos com a camiseta azul de comemoração dos 15 anos da Agência

A Agência de Inovação tem quatro bolsas de apoio aos setores de empreendedorismo e comunicação aprovados pelo Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp

Kátia Kishi

Alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm oportunidade de pleitear bolsas de auxílio social ao colaborar em atividades vinculadas à Agência de Inovação da Unicamp.

As bolsas oferecidas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) fazem parte dos programas que garantem o ensino para alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade, independente do campus, e que necessitam de auxílio para dedicação aos estudos.

O mais interessante para os alunos da Unicamp é que as bolsas se adequam aos horários limitados da graduação, além de oferecer uma experiência profissional com uma carga horário menor (10h e 20h) do que a maioria dos estágios.

Confira os projetos BAS e BAEF na Inova Unicamp

Para 2019, foram aprovadas três Bolsas de Auxílio Social (BAS) no valor de R$ 678,81 mais auxílio de alimentação e transporte para 10h atividades semanais e uma Bolsa Auxílio Estudo Formação (BAEF) no valor R$ 905,08 mais auxílio de alimentação e transporte para 20h de atividades semanais

Todas as bolsas exigem atividades supervisionadas e grade horária semanal a ser definida com os bolsistas aprovados, dentro do horário de funcionamento da Agência, com vigência de 12 meses, iniciando em 01/03/2019 e terminando em 28/02/2020. A vigência do projeto poderá ser inferior se a inserção do estudante bolsista ocorrer em período posterior a data de início de vigência do projeto.

Segundo o Portal SAE Unicamp, os estudantes já podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG-SAE) com o seu registro acadêmico (RA) e sua senha cadastrada na Diretoria Acadêmica (DAC). Quanto antes a pessoa se inscrever, maior a probabilidade de já ser aprovada, pois a intenção da Agência é iniciar os projetos ainda em março.

Conheça os projetos com uma bolsa cada:

BAEF: Comunicação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O projeto com Bolsa Auxílio Estudo Formação (BAEF) tem o valor de R$ 905,08 para 20h semanais, destinado aos alunos que já tenham 75% do curso concluído.

O projeto intitulado “Comunicação e Empreendedorismo: Produção de conteúdo para o Parque Científico da Unicamp” busca apoio para alavancar as ações de marketing relacionadas ao empreendedorismo da Universidade.

O foco inicial será o auxílio na produção de conteúdo para estruturar o novo site do Parque Científico e Tecnológico com posterior levantamento de pautas e produção de conteúdo para diferentes mídias relacionados ao Parque, seus prédios e atividades, como o Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB) que ainda será inaugurado.

A experiência colaborará no aprendizado do bolsista selecionado que terá contato com temas ligados a empreendedorismo e se aprofundará em produção e gestão de conteúdo de marketing, com supervisão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Alunos com 75% de quaisquer cursos de graduação concluído, que tenham perfil comunicativo, boa redação e interesse pelas ações de empreendedorismo podem se candidatar no SIG-SAE.

BAS: Apoio ao setor de empreendedorismo

A bolsa tem o valor de R$ 678,81 para 10h de atividades semanais supervisionadas com foco nas atividades de empreendedorismo da Agência de Inovação. Dentre elas, disciplina de empreendedorismo, competições de modelos de negócios e eventos, rede de Empresas-Filhas da Unicamp e plataforma de relacionamento. O bolsista irá desenvolver conhecimentos de gestão, administração, banco de dados, estatística básica, suporte a websites, conceitos de inovação e empreendedorismo, interface entre atores do sistema, etc. Alunos interessados e com cadastro no SAE podem se inscrever no SIG-SAE.

BAS: Produção Audiovisual sobre empresas-filhas da Unicamp

O projeto busca aumentar os conteúdos nos formatos de vídeos e podcasts sobre as empresas empresas-filhas da Unicamp (que são constituídas por ex-alunos, alunos ou pesquisadores da Universidade) e apoio em outras pautas da Agência.

A bolsa tem valor de R$ 678,81 para 10h semanais de atividades que irão desde a pré-produção, produção e edição dos materiais que serão veiculados nos sites e redes sociais da Agência e, talvez, em outros veículos da Unicamp e de parceiros.

Como as atividades propostas demandam conhecimentos técnicos específicos e agregará para formação de portfólio, a prioridade da bolsa é para alunos do curso de Midialogia da Unicamp. Caso outros alunos com experiência nas ferramentas do pacote Adobe para edição de vídeos e áudios tenham interesse, também podem se inscrever no SIG-SAE.

BAS: Melhorias no SEO e Analytics dos sites e redes sociais

O projeto BAS, de R$ 678,81 para 10h semanais, busca alguém que auxilie nas análises sobre o desempenho da produção de conteúdo nos sites mantidos pela Inova e suas redes sociais, a fim de melhorar seu ranqueamento nos buscadores e alcance de público.

O bolsista também deverá propor novas palavras-chave para as publicações, sugestões de pautas e otimização do e-mail marketing com testes A/B.

Em períodos de realização de eventos da Agência, o bolsista também será solicitado para ajudar em atividades de produção de conteúdo e apoio. Alunos com conhecimento em ferramentas de marketing digital, analytics e gestão de mídias sociais podem se inscrever no SIG-SAE.