Unicamp vai disponibilizar dados e contribuir para elaboração do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019

Fonte: Universidades Empreendedoras

“Se o Brasil se tornar uma grande potência sem uma grande universidade de ponta a nível mundial, será o primeiro caso da história de um grande país”. Essa frase vem de encontro com o propósito do Movimento Empresa Júnior, de “formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”.

Com o objetivo de contribuir para a construção de um Brasil mais educador, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, com o apoio de outras organizações estudantis com atuação a nível nacional e da Triple Hélix Association, criou o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE). Desde 2016, o RUE analisa as práticas empreendedoras nas Universidades, levando propostas e sugestões dos próprios alunos de como melhorar as universidades em todo o país.

“Universidade empreendedora é a comunidade acadêmica, inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras.” Esse foi o conceito de universidade empreendedora, definido através da co-construção com os próprios estudantes universitários em uma pesquisa de percepção.

Os  indicadores avaliados pelo RUE e tidos como influenciadores no ecossistema empreendedor universitário são:  extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura, capital financeiro e cultura empreendedora – os quais são utilizados como forma de avaliar as universidades e elaborar o ranking.

O Ranking de Universidades Empreendedoras é elaborado a cada 2 anos. Para a versão do RUE 2019 serão consultadas mais de 190 Universidades, de todos as 27 unidades federativas do Brasil, contando também com o importante auxílio da (NOME DA UNIVERSIDADE) na aplicação da pesquisa de percepção e na coleta de dados em geral. É válido ressaltar que a pesquisa de percepção, além de coletar os insumos necessários para o RUE, é uma forma de escuta social dos alunos acerca das universidades, o que também gera insumos que contribuem para a melhoria das mesmas e do ensino em geral, especialmente ao que tange a cultura empreendedora e a infraestrutura disponibilizada para tal.

Para contribuir com a elaboração da edição de 2019 do Ranking de Universidades Empreendedoras, responda a pesquisa de percepção em http://bit.ly/PRUE2019.