Exame rápido e com bom custo-benefício para detecção de parasitos do trato intestinal

Três professores estão lado a lado. Eles vestem jaleco branco onde é possível ler a sigla LIDS que está bordada no tecido. Da esquerda para a direita, o primeiro homem é branco, com cabelos grisalhos e usa óculos. O segundo tem pele bronzeada, cabelos brancos, é mais baixo e tem as mãos no bolso do jaleco. O último está mais afastado dos demais, é oriental, mais novo, tem cerca de trinta anos, cabelos escuros e também está com as mãos no bolso. Eles estão numa sala laboratório no estilo aquário onde há uma mesa ao fundo que tem a tela de um computador ligada e um microscópio.

Licenciamento exclusivo de patente BR 10 2016 014786 7

Esta patente consiste no desenvolvimento de uma composição corante que permite a detecção qualitativa, em exames laboratoriais, de oocistos do parasito Cryptosporidium spp, causador de uma doença cosmopolita denominada criptosporidíase, mediante um exame rápido, eficaz e com satisfatório custo-benefício quando comparado aos métodos convencionais existentes. Esta técnica traz benefícios aos laboratórios de análises clínicas, públicos e privados, sobretudo em exames de fezes de humanos e animais, mais especificamente por permitir a identificação abrangente de parasitos do trato intestinal.

Pesquisadores: Prof. Jancarlo Ferreira Gomes, Prof. Alexandre Xavier Falcão, Dra. Katia Denise Saraiva Bresciani, Celso Tetsuo Nagase Suzuki, Dra. Sandra Valéria Inácio

Unidades: Instituto de Computação (IC) e Instituto de Biologia (IB)

Licenciadas: Immunocamp, empresa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Bio Brasil