Programa ASTRo é apresentado na Unicamp para convidar pesquisadores a empreender

Foto e texto por Thais Oliveira

No dia 30 de maio, aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, a palestra sobre o Programa ASTRo, uma parceria da farmacêutica Roche com a Biominas Brasil, empresa referência em consultoria e relacionamento na área científica. Estiveram presentes professores e alunos de pós-graduação da área da saúde, assim como demais interessados no assunto. Com a casa cheia, representantes da Biominas apresentaram o programa que tem a premissa de aproximar a indústria a pesquisadores da área da saúde, através do ensino do empreendedorismo.

Para o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, que fez a abertura do evento, o ensino do empreendedorismo integrado à formação acadêmica é de grande importância: “Quando o aluno tem a formação empreendedora, ele está mais apto ao mercado, uma vez que não será somente um técnico e sim um profissional completo e com uma visão estratégica sobre o mercado”. Frateschi ainda complementou que as pesquisas não são e nem podem ser vistas como o fim de um processo, mas sim o meio para o desenvolvimento de uma carreira.

Com a preocupação de se aproximar aos institutos de pesquisa da área da saúde e mesclar as experiências citadas por Frateschi, Sabrina Oliveira, consultora científica em inovação da Biominas, explicou que a Roche mantém um engajamento de integração da pesquisa ao mercado, sendo que aproximadamente 20% do  faturamento da farmacêutica é investido no setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Com esse cenário, o Programa ASTRo surgiu para que os grupos de pesquisa da área de saúde refinem seus planos de desenvolvimento e comercialização das tecnologias criadas.

Com o edital aberto, essa é a segunda edição desse programa de aceleração de grupos de pesquisa que visa “despertar o mindset empreendedor dos pesquisadores para criar oportunidades de aplicação das pesquisas dos cientistas que, geralmente, ficam reservadas só às bancadas nos laboratórios”, argumentou Oliveira.

Oliveira reiterou que levar a iniciativa pessoalmente aos institutos de pesquisa, como na palestra organizada junto à Inova Unicamp, é essencial para criar essa cultura de integração da bancada de pesquisa com o mercado: “Percebemos que a presença de um Núcleo de Inovação Tecnológica que tem influência dentro da instituição é um diferencial da Unicamp, em relação a outros institutos que visitamos. A Inova conseguiu trazer o maior público de pesquisadores da saúde durante nosso Road Show apresentando o Programa ASTRo”.

Como funciona o ASTro Roche?

O Programa ASTRo tem a duração de 10 semanas e conta com encontros presenciais semanalmente em São Paulo. O público-alvo é de grupos de pesquisas vinculados a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que focados na saúde e com potencial de conversão em produto ou serviço para a sociedade. Podem ser inscritos tanto os projetos com ideias quanto os com produtos já prontos para entrar no mercado. A inscrição de grupos deve ser feita em parceria com seus ICTs, portanto, os interessados devem entrar em contato com essas instituições. Saiba mais sobre esse processo aqui.

Gustavo, consultor de negócios em inovação, da Biominas explicou que ao todo serão selecionados 12 projetos de pesquisa com critérios baseados em soluções factíveis, expertise da equipe, potencial de inovação e formação de times multidisciplinares, por exemplo. O processo de aceleração, que é gratuito, conta com capacitações em modelo de negócios, coaching, mentorias, e outras ferramentas para a transformação do projeto de pesquisa em uma tecnologia comercializável. No total, somam-se 148 horas de produção com um grupo finalista.

O vencedor será escolhido após uma apresentação de pitch no evento aberto de Demo Day, que será realizado na sede da Roche em São Paulo, sendo que entre o público da final estarão presentes diretores da empresa e investidores do setor da saúde. No ano passado, por exemplo, a empresa farmacêutica Libbs fechou um investimento milionário com um projeto da Universidade São Paulo (USP) apresentado durante o Demo Day da edição.