13/09: InovaAFRO – Encontro de Afroempreendedorismo na Unicamp

O InovaAfro é o encontro de afroempreendedorismo na Unicamp organizado numa parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp, a Faculdade Zumbi dos Palmares e o Coletivo Conexão Preta da Unicamp, campus Limeira. O evento tem o objetivo de discutir os conceitos que embasam o afroempreendedorismo, além de debates sobre representatividade e liderança negra no mercado empresarial e no meio estudantil.

Dia: 13/09/2019

Local: Auditório do GGBS (prédio da DGA). Praça das Bandeiras n°45 – Quadra 2 – Prédio 1 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo – Campinas – SP – Brasil – CEP: 13083-869

Horário: das 09h30 às 15h45

Inscrições aqui.

 

Agenda:

9h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

10h – Abertura
Prof. Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp,
Prof. José Vicente, Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e presidente da ONG Afrobras
Prof. Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp

10h20 – Mesa: Afroempreendedorismo: conceitos e discussões
Prof. Igor Oliveira, Coordenador do INOVAZUMBI (Núcleo de Inovação da Faculdade Zumbi dos Palmares)
Dr. Odair Marques da Silva, Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED – Unicamp)
Moderador: Prof. Newton Frateschi

11h – Mesa: Afroempreendedores: inovação e impacto
Graciane Martins, Fundadora da Taxifly
Leonardo Gross, Fundador da DigitalHealth Works
Moderadora: Mariana Zanatta

12h às 14h – Almoço

14h – Mesa: Negros na Liderança Empresarial
Emerson Rodrigues, Head of Culture na Superlógica
Douglas Faria, Onboarding Leader for Latin America, Talent Acquisition @ IBM Human Resources at IBM
Moderadora: Vanessa Sensato

14h45 – Liderança Estudantil em Afroempreendedorismo
Samara Messias Santos, representante do Coletivo Conexão Preta da Unicamp
Jordana barbosa, representante do Núcleo de Consciência Negra da UNICAMP (NCN)
Fábio Renato Victório dos Santos,  graduando Administração de Empresas pela Faculdade Zumbi Dos Palmares, membro do INOVAZUMBI 

Moderador: Prof. Igor Oliveira

15h45 – Coffee

 

Palestrantes:

Prof. José Vicente – Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e presidente da ONG Afrobras

Prof. José VicenteA ideia de criar a Faculdade Zumbi dos Palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para a qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro, foi iniciada no curso de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no ano de 1996. Conduzida e coordenada pelo então aluno de Sociologia, José Vicente, a ação reuniu alunos, professores da fundação, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. Em 1988, juntamente com participantes desse grupo, José Vicente fundou a Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (ONG Afrobras) para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e de construção da Zumbi,  sendo eleito o seu primeiro presidente. Cinco anos depois, em 21 de março de 2003, ele fundou e presidiu o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, ‘braço’ mantenedor da instituição. Finalmente, no dia 20 de novembro de 2004, a Faculdade Zumbi dos Palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de Administração, inaugurando a trajetória da faculdade. A partir de então, o advogado José Vicente assumiu o cargo de reitor.

 

Prof. Igor Oliveira – Coordenador da agência de inovação da Faculdade Zumbi dos Palmares (INOVAZUMBI)

Professor Igor Oliveira bacharel em Administração e Marketing e especialista em metodologias aplicadas, gestão de negócio empresariais, projetos e qualidade em serviços. Mestrando em educação pela Universidade IberoAmericana com dissertação pautadas em metodologias ativas. Ocupou o cargo de Diretor Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares de 2017 à 2018 e é o Coordenador da agência de inovação da Faculdade Zumbi dos Palmares (INOVAZUMBI).

 

 

 

Odair Marques da Silva – Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED – Unicamp)

Pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP e Mestrado em Gestão da Qualidade pela FEM/UNICAMP, com dissertação sobre Organizações Não-Governamentais/ABONG. Docente na Pós-graduação em Pedagogia Social – UNISAL/Campinas/SP e membro do GEPESAC – Grupo de Pesquisa em Educação Social – UNISAL/Campinas/SP. Participou do projeto TIME, Tecnologias e Mídias Interativas na Escola, coordenado pelo NIED. Doutorou-se na UTAD/Portugal, com área de concentração em Ciências da Cultura e objeto de investigação no Museu da Língua Portuguesa, na investigação entre sua metodologia pedagógica de difusão cultural e a interatividade em suas instalações, baseadas em novas mídias e tecnologias.

 

 

Douglas Faria, Onboarding Leader for Latin America, Talent Acquisition @ IBM Human Resources at IBM

Douglas Faria é Administrador com experiência de 10 anos em Gestão de Pessoas e equipes. Atuando em empresas Multinacionais e formando times no Brasil e em outros países da América Latina. Atualmente responsável pela parte de RH Talent Acquisition – Onboarding para LATAM, gerenciando uma equipe de profissionais que buscam atrair os melhores talentos e entregar a melhor experiência para os novos funcionários. Iniciou sua carreira como técnico em um hospital em Campinas e passou por empresas grandes como Robert Bosch, Motorola até chegar a IBM onde desenvolve sua carreira atualmente.

 

 

 

Emerson Rodrigues, Head of Culture na Superlógica Tecnologias

Head of Culture na Superlógica Tecnologias. É criador do Superlógica Labs, organiza comunidades de tecnologia e atua como mentor de startups.  Técnico em eletro-eletrônica pelo COTUCA, Emerson também tem as formações de Analista de Sistema pela FATEC-AM com MBA em Gestão de Projetos.

 

 

 

Fábio Renato Victório dos Santos, graduando na Faculdade Zumbi dos Palmares

Fábio Renato Victório dos Santos, 22 anos, graduando Administração de Empresas pela Faculdade Zumbi Dos Palmares.  Atualmente em transição no mercado financeiro e é membro do INOVAZUMBI, como da Rede de Profissionais Negros | Black Business.

 

 

 

 

Graciane Martins, Fundadora da Taxifly


Graciane Martins é fundadora e CEO da TaxiFly, uma plataforma global de aviação executiva; co-fundadora de empresas ligadas às àreas de Tecnologia da Informação.  Ex-diretora e idealizadora da área mundial de “Campuseiros Apresentam” da Campus Party. É graduada em Mídias Digitais pela Metodista e possui MBA em Digital Business pela Fiap.

 

 

 

Jordana Barbosa, representante do Núcleo de Consciência Negra da UNICAMP (NCN)

 

Jordana Barbosa é doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp. Fez mestrado em Antropologia Social, graduação em Jornalismo pela universidade federal de Goiás. É integrante do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp e do Coletivo Kilombagem.

 

 

 

Leonardo Gross, Fundador da DigitalHealth Works

Mercadólogo, expert em healthcare innovation. Membro do Conselho Consultivo da iDDNA. É membro titular do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde CBEXs; mentor do Programa SEBRAE Startup SP e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp); co-fundador do Ecossistema VIVA Startups; co-fundador do portal de notícias em saúde digital DigitalHealth.Works; líder de comitê de inovação da Santa Casa de Vinhedo; líder de comitê das health techs do inovaBra habitat; Foi executivo senior na área de marketing e desenvolvimento de negócios para Grupo Strattner por mais de 10 anos. Empreendedor serial e investidor por mais de 7 anos nas áreas de biotecnologia, genomics, IA, big data analytics, digital therapeutics.

 

 

Samara Messias Santos – representante do Coletivo Conexão Preta da Unicamp

Graduanda em Administração Pública (UNICAMP), membro do Coletivo Conexão Preta e Frente Feminista Limeira.