Petrobras e Sebrae vêm à Unicamp para apresentar edital voltado a Startups

Com investimento de até R$10 milhões, propostas devem ser focados em gás, energia e petróleo

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thais Oliveira e Carolina Octaviano

De um lado, grandes empresas com demandas tecnológicas e, do outro, startups com soluções inovadoras para estes desafios. Buscando tecnologias que possam solucionar problemas em gás, energia e petróleo, a Petrobras e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, na Unicamp, o edital “Petrobrás Conexões para Inovação – Módulo Startups”, no último dia 06 de agosto. Com aporte total de até R$10 milhões de reais para os projetos selecionados, o edital está aberto até o próximo dia 5 de setembro. Dentre os desafios estão temáticas no escopo de Nanotecnologia, Novas Energias, Catalisadores, Tecnologias Digitais, Corrosão e Captura e Armazenamento de Gás Carbônico (CCUS).

“Como nós estimulamos o relacionamento entre a Universidade e as Empresas, é fundamental realizarmos este tipo de evento na Unicamp, uma universidade reconhecida por sua contribuição em inovação e empreendedorismo”, ressaltou o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão da Universidade responsável por fomentar parcerias e convênios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O evento contou ainda com a participação do Professor Denis José Schiozer, diretor do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Unicamp, que expôs a experiência com parcerias firmadas pela Unidade, que já acumula mais de R$300 milhões em projetos aprovados nos últimos anos. “Estamos à disposição daqueles que desejarem firmar parcerias conosco”, frisou Schiozer. Vale salientar que a parceria com a Petrobras e o Sebrae pode se dar tanto a partir da conexão com startups ou micro e pequenas empresas inovadoras, como por meio dos três pilares: startups, micro e pequenas empresas e instituições de pesquisa. Logo, a Unicamp e o próprio Cepetro podem auxiliar na formatação de projetos de pesquisa para o edital.

Alfeu Cabral, 1º vice-diretor do Sebrae Campinas, se mostrou otimista com o potencial das startups e das pequenas e micro empresas da região em atender, de maneira inovadora, estas demandas de mercado. “Que tenhamos vários projetos entre os selecionados”, disse. Já Ricardo Ramos, consultor em Gestão Tecnológica do CENPES da Petrobras e responsável pelo programa, comentou sobre a importância de conectar a estatal a startups e pequenas empresas oriundas da Universidade. “Reconhecemos a Unicamp como um polo de excelência em tecnologia e inovação no Brasil. Prova disto são as parcerias de sucesso que já foram firmados com a Universidade”, apontou.

Os projetos selecionados devem ser conhecidos no próximo dia 19 de novembro e a previsão de início das parcerias deve se dar em meados em 2020. Além do apoio financeiro dado pelo programa, Ramos conta que os projetos selecionados receberão assessoria e suporte em empreendedorismo oferecidos pelo Sebrae e apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na formatação do modelo de negócios.

Mais informações em: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/tecnologia-e-inovacao/conexoes-para-inovacao/

O edital completo está disponível aqui.