Berkeley Skydeck apoia o Desafio Unicamp, que acontecerá totalmente online

Po Chi Wu, mentor de aceleradora da Universidade de Berkeley, participará de atividade de mentoria internacional online

Por Thais Oliveira

O Desafio Unicamp, que terá neste ano todas atividades de forma online, receberá o apoio da aceleradora de startups da Universidade da Califórnia em Berkeley, a Berkeley Skydeck. A contribuição fará parte da atividade de mentoria internacional realizada com as dez melhores equipes avaliadas para a segunda fase da competição. Neste ano, a atividade será realizada por Po Chi Wu, conselheiro da Skydeck com vasta experiência em investimentos no Vale do Silício e China e mentoria de startups de todo o mundo.

Entre seus investimentos, Po Chi é co-fundador da Futurelab Consulting, empresa focada em novas tecnologias relacionadas à blockchain, inteligência artificial, e computação quântica. Doutor em bioquímica e biologia molecular pela Universidade de Princeton e autor de dois livros na área de tecnologia e metodologias ágeis, desde 2009 leciona empreendedorismo como professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.

No Desafio Unicamp, a participação de Wu será essencial para o direcionamento dos modelos de negócio criados. Para receberem essa mentoria, as equipes terão que dar o melhor na primeira entrega do modelo de negócio criado, apresentado na metodologia Lean Canvas. As dez melhores esquipes avaliadas terão a oportunidade de realizar uma reunião individual com o especialista, quando ele avaliará o modelo, dando dicas e sugestões de como a equipe pode estruturar sua startup.

Parceria entre Berkeley Skydeck e Inova Unicamp

Essa não é a primeira parceria firmada entre a Inova Unicamp e Berkeley Skydeck. Desde 2018 a Inova indica, por semestre, duas startups para entrarem automaticamente na primeira fase de entrevistas da aceleradora. Apesar de ser aberta a qualquer startup brasileira, o objetivo da parceria é auxiliar na internacionalização das empresas-filhas da Unicamp.

O benefício de participar no processo via Unicamp é o de facilitar a identificação de empresas com grande potencial entre as muitas inscritas no processo de Berkeley, uma vez que, segundo dados da iniciativa, apenas 3.5% das empresas que submetem projetos para a Aceleradora do Vale do Silício são aprovadas para a primeira etapa de entrevistas. Após esta etapa, 50% das startups aprovadas para a segunda fase de entrevista conseguem, de fato, chegar ao final do programa de aceleração, que prevê seis meses de atividades no Vale do Silício e um investimento de US$ 100 mil em cada startup.