“O Desafio me deu uma noção maravilhosa sobre adequar produtos para o cliente, levo essa dinâmica pra vida” relata Murilo Santos, vencedor do Desafio Unicamp 2011

Murilo Santos estreia a série de depoimentos sobre o Desafio Unicamp, que contará como a competição influenciou a carreira de ex-participantes

Por Thais Oliveira

O Desafio Unicamp comemora 10 anos em 2020. A competição já capacitou mais de 2,7 mil pessoas e apoiou a criação de 309 modelos de negócio. A Inova conversou com vencedores de edições anteriores do Desafio para saber como a competição influenciou suas carreiras, você poderá conferir os relatos em três textos. Murilo dos Santos, membro da equipe vencedora da primeira edição do Desafio Unicamp em 2011, contou que os aprendizados adquiridos na competição influenciam seu trabalho até hoje:

“O Desafio me deu uma noção maravilhosa sobre adequar produtos para o cliente, como desenvolver uma solução mais aderente ao mercado de maneira ágil. As capacitações nos fazem pensar além da tecnologia, focamos nos testes de hipóteses indo à rua, conversando com pessoas para saber o que faria sentido na monetização do produto. Essa dinâmica de desenvolvimento é maravilhosa e é algo que eu levo pra vida até hoje. ”

Santos participou da competição quando estudava Engenharia Mecânica na Unicamp. Hoje é sócio fundador e diretor de conteúdo na FM2S, empresa focada na disseminação de conhecimento nas áreas de gestão e melhoria de processos, com metodologias como Lean e Seis Sigma. Na época, o engenheiro comentou que já se interessava pelo empreendedorismo, fazia parte do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp (hoje chamado Núcleo Campinas) e acompanhava de perto a comercialização de algumas patentes da Universidade, analisando como uma grande oportunidade para os negócios.

Na competição, com a equipe Mata Burro, desenvolveu um modelo de negócio com base em uma tecnologia de um processo de obtenção de extratos de folhas e frutos altamente purificados e livres de solventes orgânicos resultantes para o uso em composições farmacêuticas, cosméticas e de alimentos.

Santos comenta que assim que acabou o Desafio, criaram a empresa, com o objetivo de vender um óleo de pitanga para ser usado em nanofármacos. “Apesar de termos até feito um contrato de desenvolvimento com uma empresa farmacêutica, por uma série por uma série de razões, isso acabou não indo para frente. Fechamos a empresa alguns anos depois, mas a experiência foi longe de ser um fracasso. O que ficou foi, sem dúvida, o grande aprendizado profissional”, avalia Santos.

Murilo (último à direita) com a equipe Mata Burro na final do Desafio Unicamp 2011

Em 10 anos, o Desafio foi responsável por inspirar interessados em empreender como o Murilo Santos e incentivar pessoas que nunca tinham tido experiências na área. Você poderá conferir mais dois depoimentos aqui no nosso site e se já tiver preparado para ter uma ótima experiência para a vida igual ao Murilo, inscreva-se em: www.inova.unicamp.br/desafio/inscricao. As inscrições estão abertas até dia 25 de março.