Educação empreendedora foi debate de universidades internacionais no webinar Global Partners

Texto por Marina Moura

Cada vez mais, o ensino do empreendedorismo no ambiente acadêmico é visto como um importante fator para a formação de profissionais com visão mais abrangente para solucionar problemas e impactar a sociedade. Isso foi o que defendeu o professor Erik Sander, da University of Florida, durante o webinar “How to develop enterprise skills and entrepreneurial thinking among students?”.

Realizado no dia 16 de setembro pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o webinar contou com a participação de profissionais de diferentes universidades ao redor do mundo que debateram diferentes maneiras de estimular o  desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre alunos do nível superior.

O evento online fez parte da programação do programa Global Partners, criado em 2019 pela Inova Unicamp. Com parceiros na América do Sul, África e América do Norte, o programa visa conectar a Universidade Estadual de Campinas a ecossistemas de inovação e empreendedorismo de Universidades globais e oferecer mentorias, benchmarking (ponto de referência) e eventos para aproximar os parceiros ao mercado brasileiro.

Durante o webinar – que foi dividido em duas sessões – os participantes puderam conhecer o contexto e o modo de atuação da University of Florida, da Unicamp e de duas outras Universidades: a University of South Africa (Unisa) da África do Sul e a Pontificia Universidad Javeriana Cali na Colômbia.

Com essa pluralidade de contextos, foi possível conhecer cada uma das particularidades que colocam o empreendedorismo como opção de carreira, conforme apontado por Ayanda Noma, diretor de inovação e transferência de tecnologia da Unisa.

Atualmente, a Unisa trabalha ativamente para difundir a inovação e o empreendedorismo entre seus mais de 400 mil alunos. Com cursos de graduação, mestrado e doutorado em empreendedorismo, atividades extracurriculares e uma incubadora de startups, o impacto da Universidade na sociedade sul africana é visível a partir do licenciamento de tecnologias e da criação de empresas spin-off.

Assim como na África do Sul, na Colômbia, apesar da falta de infraestrutura e incentivos governamentais, grande parte da população também tem interesse em empreender.  É o que afirma o professor Fernando Pereira Laverde da Javeriana Cali.

Laverde apresentou que na Universidade colombiana, 1 em cada 4 estudantes faz cursos de empreendedorismo e, além do ensino nas salas de aula, a Javeriana Cali oferece também a sua comunidade uma incubadora de startups e hackathons de inovação.

Para conferir o debate completo entre os representantes das Universidades internacionais, assista a gravação na íntegra do webinar no canal da Inova Unicamp no Youtube.

Parte 1: https://youtu.be/plaspYFsQqQ

Parte 2: https://youtu.be/1dbDUkEgH0k