Unicamp terá primeira rede de investimento anjo

Criada com o propósito de facilitar a conexão entre investidores e startups, a rede foi lançada durante do webinar de investimentos do grupo Unicamp Ventures

Por Thais Oliveira

A vontade de retribuir a educação adquirida na Unicamp e uma oportunidade de criar uma rede de investimento inexistente na Universidade foi o que motivou os ex-alunos Christian de Paula, Daniel Andrade e Elisa Pereira a fundarem a UniAngels, uma rede de investidores anjo alumni.

No início do ano, em uma conversa informal o trio notou que quando se falava sobre a Unicamp e investimentos de empresas, havia uma lacuna a ser preenchida no incentivo do investimento anjo, principalmente de investidores que são ex-alunos, para startups filhas, daí veio a motivação para a fundação da rede.

“Nossa ideia é ser um ator de conexão, conectar startups a investidores. Não queremos criar algo novo e sim agregar o poder da rede alumni, principalmente de pessoas que têm potencial para serem investidores anjo e de startups que têm potencial para receberem investimento”, explicou Andrade, ex-aluno de Engenharia Elétrica e empreendedor na startup Avicena.

O lançamento da rede ocorreu durante o Webinar “Captação de Investimento: Experiências e o olhar do investidor”, do Unicamp Ventures, que contou com diversos atores do ecossistema como a Anjos do Brasil e a FEA Angels.

Elisa, que é ex-aluna de Engenharia Mecânica e atua em um fundo de Venture Capital, comentou que a UniAngels faz parte de um movimento crescente de grupo de investimento anjo em universidade públicas e que o fato de a conexão ser realizada por uma rede relacionada à Unicamp proporciona confiança e credibilidade aos pares.

Apesar de o grupo incentivar a participação de ex-alunos da universidade, também é aberto para qualquer pessoa ou empresa interessada em realizar negócios, que podem se inscrever pelo site: https://uniangels.com.br/  na aba “faça parte”.

Como a UniAngels atua?

A rede atua em três frentes: Prospecção de startups, captação de investidores e prospecção de mentores.

Em relação às startups, o grupo recebe inscrições via site e faz divulgações também pelo LinkedIn. Após captadas, elas passam por um processo de avaliação com critérios como maturidade do produto ou serviço desenvolvido, receita e mercado. Tudo isso para que a rede saiba se elas estão no nível de apresentarem seus pitches os investidores na Plenária, um evento que reúne startups e investidores. A intenção do UniAngels é que ocorram pelo menos 3 Plenárias por ano, e a primeira está prevista para dezembro de 2020.

A captação de investidores tem sido feita via formulário no site e é aberta a investidores experientes e iniciantes. Entretanto, para investidores iniciantes e pessoas que tenham interesse em serem investidores anjo, Pereira comentou que está no escopo do trabalho o desenvolvimento de materiais educativos e a organização de webinares de capacitação sobre o tema, além de promover conexões de profissionais que já exercem o cargo de investidores anjo com interessados em iniciar.

A fim de capacitar as startups e fomentar conexões, a prospecção de mentores tem o objetivo de captar pessoas que querem ser voluntárias para compartilhar conhecimento. De acordo com De Paula, que é o membro responsável pela área, para dificuldades específicas, é preciso encontrar profissionais na base com as devidas expertises.  A meta do UniAngels é promover até o fim do ano 20 mentorias entre a base de mentores captados e as startups.

O que é um investimento anjo?

De acordo com a Anjos do Brasil, organização de fomento à prática no país, investimentos anjo são aqueles realizados por pessoas físicas com capital próprio, voltado à startups que estejam em estágio inicial, mas com alto potencial de crescimento. Geralmente, os investidores têm participação minoritária no negócio e atuam não só como provedores, mas também como mentores e conselheiros.

De acordo com levantamento anual feito pela organização, o ano de 2019 teve um aumento 9% em relação a 2018, sendo realizados 1.067 milhões de reais em investimento anjo. Além do aumento de investimentos em reais, também expandiram o número de investidores, são 8.220 no país. 93% são homens, que têm como maior interesse setores como educação, saúde e agritech e investem um valor médio de R$129.000 reais por ano.

Em Webinar realizado no dia 28 de agosto, o fundador da Anjos do Brasil, Cassio Spina, apresentou os resultados da Pesquisa de Investimento Anjo 2019 e Perspectivas para 2020 e comentou que antes da pandemia a expectativa para o próximo ano era de um crescimento próximo ao de 2019, entretanto neste novo cenário provavelmente não aumentará e ainda se perderá o crescimento do ano passado. “Como investidor anjo usa o seu recurso próprio é natural que em tempos de crise, ele retraia por sua fonte de renda e seus negócios terem sido afetados”, explicou Spina.

Para mais informações o que é um investidor anjo e como se tornar um, confira o artigo da conselheira do Unicamp Ventures, Roseane Ramos.