O primeiro webinar de 2021 do Unicamp Ventures trouxe casos de gestões mais eficientes

Captura de tela feita da plataforma zoom com os convidados do evento do Unicamp Ventures

Texto: Caroline Roxo e Kátia Kishi

Na última quinta-feira (25), aconteceu o primeiro webinar de 2021 no escopo do Unicamp Ventures, organizado pelo grupo em parceria com a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp). O tema central foi “Eficiência em Gestão” e contou com a presença virtual de 175 pessoas que estavam simultaneamente conectadas. 

O destaque do evento se concentrou na sessão que contou um pouco da experiência de duas empresas-filhas da Unicamp: a BioinFood e a ESA – Gestão do Conhecimento. Ambos os fundadores das empresas que compartilharam suas experiências tiveram vivências semelhantes em suas trajetórias: saíram de grandes corporações para construírem os próprios negócios. 

Gabriel Galembeck, por exemplo, é um dos fundadores da BioinFood e obteve uma extensa experiência em gestão e liderança empresarial antes de iniciar a startup, que desenvolve leveduras comerciais e otimizações de processos fermentativos para criação de soluções e produtos inovadores e, recentemente, embarcou no desenvolvimento de um projeto de biossensor para covid a partir de leveduras.

Em sua experiência, ele contou que, assim como toda startup – que não tem um modelo de negócio pré-estabelecido, eles também enfrentam desafios relacionados a mercado, financiamento e produção devido às incertezas de um novo nicho de atuação. Exatamente por isso, ele precisa de uma boa gestão alinhada ao empreendedorismo para sustentar e impulsionar a empresa:  “Uma startup é uma empresa em formação, na qual é preciso fazer escolhas o tempo todo conforme seus recursos e suas demandas, para isso, é necessário uma gestão eficiente em que todos os funcionários da empresa estejam alinhados com os propósitos e missões do negócio”, disse. 

Apesar dos desafios e das incertezas apresentadas por uma startup, o empreendedor pontua que, ao contrário do que muitos pensam,  é necessário sim manter uma rotina de organização dentro da empresa, mesmo que a rotina de inovação seja diferente das exercidas em uma empresa já estruturada.

“A inovação, dentro da startup, deve possuir uma rotina que será adaptada conforme a demanda daquele momento, mas deve existir com objetivos claros para toda a equipe”, comenta Galembeck sobre sua experiência empreendendo com inovação. 

Da maternidade ao empreendedorismo

Já a experiência empreendendo da fundadora da empresa-filha ESA iniciou com a maternidade e a busca por mais flexibilidade entre a vida pessoal e profissional. Camila Nascimento, formada em Engenharia de Alimentos na Unicamp e fundadora da ESA, iniciou sua carreira em uma multinacional e, durante esse período, adquiriu experiência em processos e gestão. 

No entanto, quando ela engravidou de seu primeiro filho, não estava satisfeita com os horários inflexíveis de trabalho em sua nova rotina pessoal, então resolveu empreender. A engenheira começou comprando uma empresa de salão de beleza e, simultaneamente, oferecia consultorias em gestão para outras empresas. Com o crescimento dessa última atuação, maior que o faturamento do salão, surgiu a necessidade de se consolidar como uma empresa de gestão, nascendo a empresa-filha ESA, que lhe trouxe um leque diverso de sucesso propondo novos processos que se envolvem com a cultura e pessoas das empresas clientes com base no Design de Processos:

“Quando você quer ver a sua empresa escalando, é preciso estabilizar o seu processo e promover uma melhoria nele, para então alavancar o seu negócio. E foi nesse quesito que a ESA começou a atuar, desenhando processos específicos para os problemas de cada empresa”, conta Nascimento. 

Em sua experiência atendendo outras empresas, a empreendedora destacou três pontos como sendo essenciais para uma boa gestão: “O primeiro impacto que eu vejo muito são as questões pessoais. Em grandes empresas, é possível ver as pessoas com maior inteligência emocional sendo levadas para o alto escalão. Já nas empresas pequenas, vemos ser mais comum uma dependência muito forte dos donos, por isso é preciso que eles olhem sempre para questões psicológicas (como estresse) e que podem interferir na empresa. Tenho um exemplo claro de uma empresa que era de marido e mulher que se separaram e isso interfere nos negócios. Nós tivemos que entrar nesse processo de separação para estabilizar a empresa e, hoje, eles se encontram melhores do que antes em relação à empresa”, explica. 

Outro ponto enxergado pela empreendedora como essencial para uma gestão mais eficiente é o quesito governança. “Não é porque é uma startup que não precisa ter governança, todas as empresas precisam. A falta de governança atrasa processos e decisões. É preciso ter regras e políticas estabelecidas para organizar o seu negócio e, mesmo entre os sócios, deixar muito claro em que posição ou setor cada um é responsável, não adianta todo mundo querer fazer tudo”, analisou  Nascimento. E, por fim, ela pontuou sobre um erro que muitos cometem em esquecer de olhar para toda a operação da criação e da venda do produto para o cliente, afirmando que isso é um agregador de valor. “A operação é o que pode gerar a mudança que o cliente deseja. Isso precisa ser feito de um jeito fácil e bem analisado”, pontou. 

Conversa com corporações: perspectivas de gestão no webinar do Unicamp Ventures

O evento também contou com um espaço para conhecermos as perspectivas de gestão das corporações em uma roda de perguntas e respostas sob mediação de Efraim Albrecht, CEO da Agricef e conselheiro do Unicamp Ventures. Por exemplo, Karina Ferreira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na International Paper, compartilhou que gestão é diferente de gerenciamento, em que o processo de gestão é uma visão macro, que se concentra em analisar o mercado e olhar para as pessoas, tanto as do time quanto os clientes, enquanto o gerenciamento se concentra apenas no processo produtivo: “Um conjunto de análises, decisões e ações que são organizadas para atingir um objetivo, isso é gestão”.

Como exemplo de uma boa gestão, a gerente comentou sobre a atuação de gestores durante a pandemia:  “Na pandemia, as empresas precisaram se reinventar para processos onlines, foi quando os bons gestores se diferenciaram por tentarem alcançar o resultado esperado pela empresa sem colocar a equipe em risco, acredito que isso é um exemplo de gestão eficiente”.  

No final do encontro, Alex Foessel, diretor de estratégia de mercado na Near Earth Autonomy que participava da conversa, comentou que não podemos esquecer também que uma boa gestão deve metrificar e acompanhar os indicadores-chave do que a empresa ou o time espera como resultado, também conhecidos como Key Performance Indicator (KPIs), e da tendência das empresas em se aproximarem da digitalização e da sofisticação. 

“O relacionamento entre o fornecedor e o cliente (ou Business to Consumer – B2C) não será apenas baseado nos preços, mas também aos KPIs. Os fornecedores precisam se alinhar às expectativas dos, para fornecer o produto da forma que o cliente veja seus próprios KPIs indo na direção certa”, disse Foessel. 

Dicas para se inspirar em uma gestão mais eficiente

Camila Nascimento disse que muito conhecimento pode ser compartilhado a partir de conversas e na troca de experiências com outros empreendedores. Ela compartilhou algumas dicas para quem busca desenvolver uma gestão eficiente dentro de seus negócios. “Quando se passa por uma transição, isso requer esforço. Além do mais, é preciso sair da bolha e buscar informações práticas, como podcasts, a exemplo do Dezpadronize, Excepcionais e Do Zero ao Topo”, finaliza. Gabriel também comentou que gosta de ouvir podcasts e deixou alguns títulos para curiosidade e aprendizado: Zero to One e The Lean Startup.

Para ouvir o Podcast do Unicamp Ventures clique aqui!

Para ouvir o Dezpadronize, Podcast da Camila Nascimento, clique aqui!

Assista o webinar completo pelo link: https://youtu.be/f1UuPEKMBMQ

Mais sobre o Unicamp Ventures

O grupo Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento e colaboração formada por empreendedores ligados à Unicamp, com a missão de conectar as empresas-filhas da Universidade e potencializar o sucesso dessa comunidade. Anualmente, o grupo promove uma série de webinares com temas relevantes para o ecossistema empreendedor.

Organização: Inova Unicamp e Unicamp Ventures. 

Patrocínio: Alcance.