Seis alunos da Unicamp disputam a final do Prêmio Inova

Na foto, uma mulher vestida de branco e de costas está apontando para um painel com colagens de trabalhos apresentados no Prêmio Inova

Texto: Caroline Roxo | Foto: Thaís Oliveira

Com o intuito de dar destaque a alunos da Iniciação Científica da Unicamp com projetos com potencial inovador, a Agência de Inovação Inova Unicamp promove o Prêmio Inova 2021, que está em sua 14ª edição. Neste ano, foram selecionados seis finalistas para apresentarem os pitches de suas pesquisas na final do Prêmio Inova, que acontece no dia 25 de novembro, às 10 horas.

O evento da final será online por meio da plataforma Zoom e os times finalistas irão concorrer em duas categorias: Avaliação da Banca e Voto Popular. Os vencedores das duas categorias levam um voucher de 200 reais para adquirir em produtos na loja da Unicamp mais certificado de vitória na categoria indicada.

A inscrição no Prêmio Inova deste ano teve uma novidade. Os participantes submeteram um documento a respeito de suas pesquisas, no qual também foi necessário indicar o tipo de inovação que o projeto tem potencial de gerar, sendo elas: Inovação de Produto; Inovação de Processo; Inovação Organizacional; Inovação em Marketing; Inovação em Modelo de Negócio e Inovação Social.

Confira os finalistas:

Projeto: Desenvolvimento de uma aplicação web para a conversão das propriedades relacionadas à qualidade de madeira utilizando equações experimentais

Aluno: Matheus Percário Bruder

Orientador: Profa. Dra. Gisele Busichia Baioco

Curso: Sistemas de Informação

Projeto: Implementação de um detector eletroquímico a um sistema de eletroforese capilar

Aluno: Elizangela Aparecida Moraes Sanchez

Orientador: Prof. Dr. José Alberto Fracassi da Silva

Curso: Química

Projeto: Desenvolvimento de um sistema para identificação de acidentes domésticos com idosos

Aluno: Lucas Nastari Ziza

Orientador: Profa. Dra. Talía Simões dos Santos Ximenes

Curso: Engenharia de Telecomunicações

Projeto: Identificação de fatores críticos de sucesso: um estudo de caso sobre a equipe de futebol de mulheres da Ferroviária Futebol S/A

Aluno: Vitória Rebelo Mendes

Orientador: Prof. Dr. Leandro Carlos Mazzei

Curso: Ciências do Esporte

Projeto: Análise do ganho de aprendizado no ensino de Física com técnicas de aprendizado de máquina

Aluno: Gabriel Henrique Pastorelo Moreira

Orientador: Prof. Dr. Rickson Coelho Mesquita

Curso: Física

Projeto: Mapeamento da situação sanitária de um assentamento rural situado na cidade de Valinhos

Aluno: Giovanna Shizue Tomita Lima

Orientador: Prof. Dr. Jefferson de Lima Picanço

Curso: Engenharia Química

Sobre o Prêmio Inova 

Criado no ano de 2008 pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o apoio da reitoria da Unicamp, o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação tem por objetivo valorizar alunos e docentes da Universidade que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade.

O Prêmio Inova está em sua 14ª edição e, desde 2019, os alunos participantes passaram a ter seus projetos avaliados por meio de apresentação de pitch, com banca de avaliação formada por empreendedores e especialistas em Inovação.

Em 2021, o Prêmio traz uma novidade na submissão dos projetos. Os participantes, no momento da inscrição, devem assinalar em qual tipo de inovação sua pesquisa se encaixa e dialogar o motivo dessa indicação no documento de submissão.