Inova Unicamp lança novo site com mais conteúdo e alinhado ao futuro

O site foi construído para apresentar da forma mais rápida todos os serviços oferecidos pela Inova para a comunidade interna e externa à Unicamp

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova) acaba de lançar seu novo site em português com mudanças que vão além de um novo design, tendo como principal objetivo tornar mais fácil o acesso aos serviços de inovação e empreendedorismo oferecidos pela Agência para comunidade interna e externa à Universidade.

Entre as mudanças, a Inova desenvolveu novos conteúdos em texto, infográfico e vídeo relacionados à inovação e empreendedorismo para esclarecer as dúvidas frequentes sobre as principais atividades. Foi um trabalho de análise de mais de um ano, conforme explica a diretora-executiva da Inova Unicamp,  professora Ana Frattini:

“O time da Inova trabalhou por meses de maneira a apresentar este site que busca representar todos os serviços da Agência. A Inova atende um público bastante heterogêneo, indo de alunos de ensino médio até docentes, parceiros institucionais e empresas que querem firmar parcerias de pesquisa com a Unicamp. Como o novo site, buscamos facilitar o acesso a todos esses serviços, além de deixar mais claro para quais públicos eles se destinam”, explica Frattini.

O caminho escolhido foi uma solução que dá visibilidade a todos todos os serviços na home, evitando ter que entrar em diversas páginas até um docente encontrar o formulário para comunicar uma invenção, por exemplo, como mostra a imagem a seguir com um recorte da home do site:

A imagem mostra a home do site com duas colunas de público interno e externo e as macrodivisões. Cada serviço está dividido nessa "planilha" de macro área e público.

Os conteúdos também foram distribuídos em quatro macro serviços que podem ser facilmente encontrados pela home ou pelo menu. As macro áreas são Conexão Pesquisa e Mercado, Apoio à Propriedade Intelectual, Vivência Empreendedora e Formação e Prêmios, sendo que o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp continua mantendo seu portfólio de serviços em site dedicado.

Outra novidade para quem acompanha as notícias e eventos promovidos e divulgados pela Inova Unicamp é que essas seções ganham espaço dedicados dentro do site, sendo que na área de evento é possível pesquisar novos encontros por datas em um calendário.

Quem acessa e compartilha as publicações institucionais da Agência como Relatórios Anuais, Revistas, Livros, Contratos-padrão e uso do logo da Inova também consegue encontrá-los na seção de Biblioteca.

O próximo desafio da Agência será reformular o site em inglês, conforme adianta Frattini:

“Sabemos que a construção do site não se encerra com seu lançamento e vamos continuar aperfeiçoando o site em português para torná-lo cada vez mais intuitivo para nossos diversos públicos. Mesmo assim, entre os grandes projetos, está em nosso radar focar na reformulação do nosso site em inglês nessa mesma linguagem e design, orientados pelas tendências mundiais que acompanhamos nos principais sites institucionais de inovação para atrair mais parceiros internacionais em nossas atividades”, complementa.

O endereço do novo site da Inova continua o mesmo, navegue por: inova.unicamp.br