Prêmio Inova 2021 contempla estudantes da FEQ e da FCA da Unicamp

Print da tela do computador com os finalistas do Prêmio Inova 2021

As alunas Giovanna Shizue Tomita Lima e Vitória Rebelo Mendes disputaram com outros quatro finalistas as categorias Avaliação da Banca e Voto Popular

Texto: Caroline Roxo

Duas estudantes de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram premiadas no evento da final do Prêmio Inova 2021, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, nas categorias Avaliação da Banca e Voto Popular. As jovens disputaram o prêmio com outros quatro finalistas. Todos apresentaram os pitches de seus projetos de Iniciação Científica com potencial de inovação no webinar online da final do Prêmio, que aconteceu na última quinta-feira, 25 de novembro. Assista a gravação do evento no canal do Youtube da Inova Unicamp. 

Neste ano, o Prêmio contou com uma novidade nas inscrições. Os participantes foram incentivados a assinalar em qual tipo de inovação sua pesquisa se encaixava e justificar o motivo dessa indicação no documento de submissão. As categorias contemplavam: Inovação de produto, Inovação de processo, Inovação Organizacional, Inovação em Marketing, Inovação em Modelo de Negócio e Inovação Social. 

A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, explica que o objetivo da Inova em aperfeiçoar o processo de inscrição e incluir esse novo requisito na submissão é incentivar os alunos a pensarem em seus projetos de pesquisa como uma inovação. “Queremos que os estudantes saibam da possibilidade de patentear uma tecnologia e até mesmo desenvolver um negócio de base tecnológica a partir daquela Propriedade Intelectual”, comenta a diretora-executiva.

Vencedoras do Prêmio Inova 2021

Os seis finalistas ao Prêmio passaram por treinamentos de pitch e fizeram suas apresentações à banca avaliadora e ao público online. Na banca, estavam presentes Débora Gallas, Jornalista e Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS; Fábio Pagani, empreendedor em série; Mariana Zanatta, Gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp; e Thiago Loureiro, Diretor de Projetos da Liga Empreendedora.

A vencedora eleita pela banca foi Giovanna Shizue Tomita Lima, aluna da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. A jovem apresentou um projeto com viés de inovação social, chamado de “Mapeamento da situação sanitária de um assentamento rural situado na cidade de Valinhos”. Ela é orientada pelo professor Jefferson de Lima Picanço e estuda um projeto de conscientização para a comunidade do assentamento, no qual já desenvolveu cartilhas com orientações sobre banheiros e demais questões de higiene básica.

A outra vencedora do Prêmio Inova conquistou o título por sua apresentação do pitch, sendo a mais votada na categoria Voto Popular. Vitória Rebelo Mendes é aluna de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e orientada pelo professor Leandro Carlos Mazzei. O projeto da estudante tem como título “Identificação de fatores críticos de sucesso: um estudo de caso sobre a equipe de futebol de mulheres da Ferroviária Futebol S/A” e ela indicou uma inovação em modelo de negócio.

Sobre o Prêmio Inova 

Criado no ano de 2008 pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o apoio da reitoria da Unicamp, o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação tem por objetivo valorizar alunos e docentes da Universidade que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. 

O Prêmio Inova está em sua 14ª edição e, desde 2019, os alunos participantes passaram a ter seus projetos avaliados por meio de apresentação de pitch, com banca de avaliação formada por empreendedores e especialistas em Inovação. 

Saiba mais sobre o Prêmio Inova: https://www.inova.unicamp.br/premio-inova/