Docente da Unicamp vence Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

Professor Sávio Vianna sentado em uma cadeira de frente para um notebook que está com o software aberto. O professor usa óculos, é um homem branco e está vestindo uma camisa polo amarela.

O software STOKES é o primeiro do Brasil destinado para simulações de cenários de explosão. A tecnologia foi licenciada para uma Universidade da Colômbia e está disponível para outros licenciamentos

Texto: Caroline Roxo | Foto de capa: Arquivo pessoal Sávio Vianna

O pesquisador Sávio Vianna, livre docente da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), da Unicamp, foi contemplado com o Prêmio Kurt Politzer Tecnologia 2021 pela atuação e desenvolvimento do programa de computador chamado STOKES, o primeiro software brasileiro – um dos poucos do mundo – capaz de prever o risco de explosões acidentais. A notícia da contemplação foi divulgada durante o 26º Encontro Anual da Indústria Química, que aconteceu de forma online e é organizado pela ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

“Eu não esperava ser contemplado com esse prêmio. Estou extremamente grato e feliz com o reconhecimento, ainda mais se tratando de uma tecnologia que teve produção cem por cento brasileira, é um software inovador e nacional”, comemora Vianna.

A submissão para o prêmio se tratou de um formulário com informações gerais e a descrição da tecnologia em até cinco páginas, com questões que abordavam a inovação do produto e o potencial de mercado. O software teve pedido de patente depositado pela Agência de Inovação Inova Unicamp junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e já foi licenciado, em caráter não exclusivo, para a Universidad San Buenaventura, da Colômbia, para a realização de pesquisa e uso acadêmico.

SOBRE O Prêmio Kurt Politzer

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001 pela ABIQUIM, tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química do país. O Prêmio reconhece projetos de inovação tecnológica da área química que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores, como foi observado no software STOKES.

O Programa de Computador apresenta duas inovações em relação ao software já existente no mercado e destinado para o mesmo fim: STOKES inova no uso do modelo de porosidade com um novo espaço geométrico, proposto por Hermann Minkowski, orientador do Albert Einstein. Além disso, o Programa leva em consideração a química do que está acontecendo no processo de explosão, e não apenas a mistura.

CONHEÇA O SOFTWARE VENCEDOR

Uma rápida pesquisa em sites de busca mostram diversos casos de acidentes causados por explosões em indústrias químicas em diferentes países, resultando em mortos e feridos. Pensando em oferecer uma solução acessível e monetariamente viável, o professor Sávio Vianna juntamente com sua ex-aluna do doutorado, Tatiele Ferreira, começaram a trabalhar em uma tecnologia totalmente nacional e capaz de oferecer uma solução precisa e preventiva nos casos de explosões.

A pesquisadora, orientada pelo professor Vianna, foi precursora do segundo código do programa, responsável pelo desenvolvimento do software destinado a prevenção de explosões, vencedor do prêmio e intitulado Desenvolvimento de um simulador computacional para combustão pré-misturada e acidental na indústria química. O Programa de Computador calcula numericamente cenários de explosões, com ele, é possível fazer simulações, considerando todos os detalhes de uma planta, para prever uma possível explosão e os danos que acompanham.

“Foram diversas etapas para a construção do Programa de Computador, que começou com aluno de Iniciação Científica e hoje está em pesquisa com a Universidade de Cambridge para que possamos ampliar ainda mais os testes e melhorar o equipamento de medição”, relembra o docente.

O Programa de Computador é dividido em partes que chegam a cinco mil linhas de programação e é baseado na técnica CFD (Fluidodinâmica Computacional). A técnica se trata de uma resolução numérica das equações que coordenam os fluídos, no caso da tecnologia, a reações de combustão.

O vídeo mostra uma simulação de cenário de explosão, realizado pelo software

O professor Vianna também salienta a efetividade processual que o software consagra. De acordo com ele, o desenvolvimento da tecnologia conclui o conceito fundamental da universidade pública, pois formou recursos humanos, ao longo do desenvolvimento do equipamento, é um software capaz de atender a sociedade, na prevenção dos danos gerados pelas explosões, e é extramuros, com possibilidade de atender ao exterior com uma tecnologia totalmente nacional.