Unicamp fica em 1º lugar no ranking geral de Universidades Empreendedoras do país

O ranking é elaborado pelo Movimento Empresa Júnior. A Unicamp também foi destaque nas categorias Inovação e Capital financeiro

Texto: Caroline Roxo | Foto de capa: Leonardo Gallissio 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganhou o título de melhor Universidade Empreendedora no ranking geral de 2021 das universidades do país, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e elaborado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ). O ranking é uma iniciativa para auxiliar o debate e a construção de universidades mais empreendedoras e está em sua 4ª edição. Renato Lopes, diretor-associado da Agência de Inovação Inova Unicamp, representou a Unicamp na cerimônia de recepção do prêmio, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quarta-feira, 8 de dezembro.

Nas edições anteriores, a Unicamp ocupou o pódio em segundo e terceiro lugar; neste ano, a Universidade se destacou nas categorias Inovação e Capital Financeiro e alcançou, pela primeira vez, o título como a melhor no Brasil. Para a Universidade ser considerada empreendedora, é necessário que ela esteja inserida em um ecossistema pró-ativo, comprovando a capacidade da comunidade acadêmica em assumir riscos e resolver problemas, considerando oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento tecnológico.

“É uma grande honra receber esse reconhecimento em nome de toda a comunidade da Unicamp pelas nossas décadas de esforços no apoio e no estímulo ao empreendedorismo na Unicamp. Devo reconhecer que o empreendedorismo é uma forma muito importante de fazer o conhecimento que a gente desenvolve chegar à sociedade, de diversas formas, desde a criação de empregos até na geração de novas tecnologias”, comemora Lopes.

A imagem mostra os três troféus que a Unicamp ganhou em cima de uma mesa.

Troféus recebidos pela Unicamp | Foto: Leonardo Gallissio

O ranking pontua as Universidades participantes em seis eixos, sendo eles: Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Infraestrutura, Internacionalização e Capital Financeiro. Esse mapeamento para a construção do ranking Universidades Empreendedoras é feito a partir de três fontes: uma pesquisa de percepção, compartilhada com os alunos e recém formados das universidades, coleta de informações por meio de bases de dados secundárias e uma análise dos dados prestados pelas universidades participantes. Neste ano, foram 126 Instituições de Ensino Superior (IES) ranqueadas. Assista a sessão solene da premiação neste link.

PRÊMIO MELHOR UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO

Além de ter arrematado o primeiro lugar no ranking Universidades Empreendedoras 2021, a Unicamp também recebeu o prêmio de melhor Universidade no Estado de São Paulo, no escopo do evento Prêmio Educação Empreendedora, promovido no dia 30 de novembro, na Escola de Negócios do Sebrae-SP. Na cerimônia de premiação, Renato Lopes esteve acompanhado de Marina Luciana da Silva, coordenadora de contratos da Inova Unicamp. 

A Federação Paulista de Empresas Juniores (FEJESP) organiza o prêmio como forma de reconhecer os esforços e dar visibilidade às Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas com o Movimento Empresa Júnior (MEJ), e às que participaram do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021. 

Atualmente, a Unicamp conta com 23 Empresas Juniores (EJs), situadas em dois dos três campi da Universidade (Campinas e Limeira). No ano de 2021, as Empresas Juniores da Unicamp realizaram 631 projetos e serviços, somando um faturamento total no valor de R$ 1.203.198,45 milhão. As EJs da Unicamp fazem parte do Núcleo Campinas (NuCa), associação que dá todo o suporte necessário e potencializa o Movimento Empresa Júnior de Campinas e Região.

Professor Renato Lopes, diretor-associado da Inova Unicamp, segurando o troféu na cerimônia que aconteceu no Sebrae

Professor Renato Lopes, diretor-associado da Inova Unicamp, segurando o troféu no evento Prêmio Educação Empreendedora | Foto: Divulgação FEJESP

ATUAÇÃO DA INOVA UNICAMP 

A sinergia de atuação entre a Agência de Inovação Inova Unicamp e as Empresas Juniores da Universidade favorece a cultura empreendedora da Unicamp há anos. Entretanto, nos últimos dois anos a Agência fez um processo de aproximação das EJs de maneira a favorecer o entendimento das EJs com foco no desenvolvimento tecnológico passível de proteção por meio de propriedade intelectual, e na regulamentação de uso de espaço e estrutura da Unicamp neste contexto.

A discussão, conduzida em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) levou à formulação e aprovação de uma nova Deliberação, que entrou em vigor em novembro de 2020 e marca o relacionamento da Unicamp com o MEJ. A Deliberação é inédita na Unicamp e aborda questões de interesse comum entre as Empresas Juniores e a Universidade de Campinas, como: possibilidade de gerar Propriedade Intelectual com proteção da Inova, cenário concreto para a criação de novas EJs, regulamentação de docente supervisor e do uso de espaço e estrutura da Unicamp e informações sólidas para a avaliação da Empresa Júnior. Confira a regulamentação completa aqui.

A coordenadora de contratos, Marina Luciana da Silva, chama atenção para os acompanhamentos realizados pela Inova com as EJs por meio de reuniões bimestrais. Marina adianta que também serão realizadas mentorias com as 23 Empresas Juniores da Universidade, no início de 2022, sobre Propriedade Intelectual. 

“Queremos que as Empresas Juniores e os docentes responsáveis pelas EJs conheçam as aplicações da nova Deliberação, principalmente no que tange Propriedade Intelectual, a fim de que no processo de prestação de serviço e no possível desenvolvimento de um produto ou ferramenta com potencial de inovação, a EJ e o docente responsável saibam contatar a Inova adequadamente”, explica Marina. 

EMPRESAS JUNIORES

As Empresas Juniores (EJs) são entidades sem fins lucrativos, formadas por alunos de graduação e que integram um dos pilares da universidade pública: a extensão. Essas empresas prestam serviços para pequenos e microempreendedores da região, auxiliando no fortalecimento desses empreendimentos e na promoção do empreendedorismo entre estudantes da graduação.