Oportunidades de Bolsas BAEF para alunos da Unicamp

Alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm oportunidade de pleitear bolsas de auxílio social ao colaborar em atividades vinculadas à universidade.

A Bolsa Auxílio Estudo e Formação (BAEF) é uma modalidade de bolsa que alia o caráter socioeconômico à formação acadêmica, destinada a alunos de graduação que atualmente estão com 75% do curso concluído. O objetivo é que esses alunos participem de projetos voltados para o seu Curso.

Confira as oportunidades:

Apoio às atividades de fomento ao empreendedorismo na área da Fotônica

Cursos de interesse: Exatas, Tecnológicas e Humanas.

O projeto prospecta apoio nas atividades de comunicação, relacionamento e eventos realizados no ecossistema de CT&I da região de Campinas, visando estimular a participação da comunidade do IFGW em competições e programas de capacitação com foco no empreendedorismo inovador.
É voltado para alunos das áreas de humanas, exatas e tecnológicas com interesse em desenvolver conhecimentos na área de empreendedorismo e habilidades de apoio às atividades de fortalecimento do ecossistema via eventos em parceria e comunicação junto à sociedade.
A experiência colaborará no aprendizado do bolsista selecionado que terá contato com os temas de empreendedorismo e inovação, além de se aprofundar em aspectos técnicos com supervisão.

Objetivo da bolsa: Apoiar a ampliação da participação do IFGW e da Unicamp em eventos e oportunidades de capacitação voltados para o fomento à criação de empresas de base tecnológica, bem como à divulgação de conteúdo que envolva o ecossistema de CT&I, dando suporte na comunicação, relacionamento e eventos.

Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista:

• Montar conteúdo sobre empreendedorismo para ser divulgado junto ao IFGW;
  • Contribuir no relacionamento junto a parceiros
  • Organizar formulários de pesquisas e seus resultados;
  • Interface com outros institutos de pesquisa;
  • Apoiar as atividades de relacionamento, comunicação e eventos;
  • Auxiliar na pré-produção e produção de materiais de comunicação;
  • Dar suporte na operacionalização das redes, tais como YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Comunicação focada na produção de conteúdo em áudio sobre as tecnologias da Unicamp

Curso de interesse: Comunicação Social – Midialogia.

Alunos de midialogia com interesse em desenvolver habilidades de produção de podcast e/ou “pílulas de notícias” (áudios curtos em formato de notícia ou boletim), redação de roteiro, locução e edição de áudio são o foco de captação, estando aberto a sugestões de atividades como produções de vídeos, se for o interesse e houver espaço na agenda de divulgação da Agência.
A experiência colaborará no aprendizado do bolsista selecionado que terá contato com temas ligados à inovação e divulgação científica, além de se aprofundar em aspectos técnicos da comunicação com supervisão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Objetivo da bolsa: Apoiar a Agência de Inovação nas atividades da área de comunicação no formato de áudio, como “pílulas de notícias”. O bolsista também apoiará no podcast realizado em parceria entre a Inova Unicamp e a RTV Unicamp, chamado Unicamp Ventures, focado em entrevistas de ex-alunos empreendedores da Unicamp e com contato direto a um ecossistema de mais de mil empresas-filhas da Unicamp.

Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista:

• Auxiliar na pré-produção e produção de materiais audiovisuais, especialmente em áudio;
  • Redação de roteiro em formato de áudio;
  • Apoio e/ou possibilidade de locução dos áudios;
  • Apoio na edição prévia do áudio para edição final na Rádio e TV Unicamp;
  • Auxiliar na prospecção de cases de sucesso de empresas-filhas para o podcast Unicamp Ventures;
  • Apoiar na produção e roteiro do podcast Unicamp Ventures;
  • Atuar no planejamento de divulgação dos dos materiais produzidos nas redes sociais e sites da Inova Unicamp;
  • Mensurar e analisar os resultados da divulgação em formato de áudio.

As inscrições devem ser feitas no site do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do Serviço de apoio ao estudante (SAE).