Desafio Unicamp abre inscrições gratuitas e tem o dobro de prêmios para a edição 2022

A imagem mostra um grupo de alunos sentado em uma mesa discutindo com um mentor durante uma das edições anteriores do Desafio Unicamp. Fim de descrição.

A competição capacita gratuitamente os participantes em empreendedorismo e tem prêmio de até 30 mil reais para os vencedores

Texto: Caroline Roxo | Foto: Gabriela Neves

Estão abertas as inscrições para o Desafio Unicamp 2022, competição que visa a criação de modelos de negócios a partir de tecnologias da Unicamp. Neste ano, o Desafio Unicamp contará com uma premiação a mais para os participantes. Além do valor de 3 mil reais para cada integrante do time vencedor, os finalistas também poderão receber mais 3 mil reais para cada participante pela equipe melhor avaliada na categoria Impacto Socioambiental. Esta segunda premiação é oferecida por meio de uma parceria da Agência de Inovação Inova Unicamp, organizadora do evento, com a Fundação Educar. A competição é aberta para qualquer pessoa maior de 18 anos com interesse em empreender.

Faça sua inscrição aqui

“O Desafio Unicamp tem como principal objetivo capacitar os participantes em ferramentas de empreendedorismo e apresentá-los a opção de empreender como carreira. Além disso, queremos dar mais visibilidade para o que é produzido na Universidade. Temos muitas tecnologias com grande potencial para serem a base de um novo negócio, impactando positivamente a sociedade”, expõe Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais da Inova Unicamp.

Outra novidade da competição é o estímulo à diversidade. O Desafio Unicamp 2022 adotará medidas inclusivas para melhor atender à pluralidade dos participantes, como também incentivar a diversidade por meio de pontuação extra para os times com competidores que se enquadrem nos quesitos de diversidade de gênero, raça ou cor declarada, nacionalidade, pessoa com  deficiência e multidisciplinaridade de áreas de atuação. 

A competição é totalmente gratuita e oferece capacitações online para que os participantes possam desenvolver e transformar ideias em modelos de negócios. Os treinamentos envolvem: Workshop de modelagem de negócio na metodologia Lean Canvas, mentorias com especialistas do mercado, mentoria internacional e treinamentos de pitch. Os times passam por duas entregas do documento Lean Canvas para a seleção dos finalistas e apresentação do pitch no evento da final. 

O portfólio com as tecnologias aprovadas para a competição já está disponível e pode ser consultado no site do Desafio Unicamp. As patentes e programas de computadores dispostos no portfólio são de diferentes áreas de atuação como: engenharia, saúde humana e animal, biotecnologia, entre outras. As tecnologias do portfólio do Desafio são a base para a construção do modelo de negócio e uma grande oportunidade para os participantes entrarem em contato com o conhecimento de ponta desenvolvido na Universidade. Após a confirmação da inscrição, os times recebem mentorias acadêmicas diretamente com os inventores para se aprofundarem nas características e soluções que o invento apresenta. 

Como participar do Desafio?

Para participar da competição é preciso formar uma equipe de três a cinco pessoas, acessar o site do Desafio, escolher uma das tecnologias disponíveis no portfólio e, então, realizar a inscrição, que deve ser feita por uma das pessoas do grupo. As inscrições ficarão abertas até 31 de março ou até atingirem o número máximo de 100 times inscritos.

Após a primeira etapa da inscrição da equipe, todos os membros receberão um e-mail com o endereço de um segundo formulário, que deve ser respondido por TODOS os membros do time. Após o preenchimento de todos da equipe, a inscrição estará completa e o time será colocado em contato com o mentor acadêmico para iniciar o desenvolvimento do negócio.

A primeira capacitação da competição ocorre no dia 2 de abril. O Workshop Desafio Unicamp tem o objetivo de apresentar conceitos de inovação, metodologia Lean Canvas e negócios que visam o impacto socioambiental positivo. Veja a agenda completa da competição no site.

Confira os prêmios da competição

O Desafio Unicamp oferece o prêmio no valor de 3 mil reais para cada membro do time vencedor, além de certificado, acesso gratuito por 1 ano à plataforma de treinamentos oferecida pela patrocinadora FM2S e possibilidade de aceleração da startup sem custos, oferecida pela Baita Aceleradora, outra patrocinadora da competição. 

Em parceria com a Fundação Educar, o Desafio Unicamp 2022 também irá oferecer uma premiação de 3 mil reais para cada membro do time que se destacar na categoria Impacto Socioambiental. Essa categoria é nova na competição e será trabalhada desde a primeira entrega do documento Lean Canvas, com a proposta de ações sociais, ambientais e/ou de governança que se apoiem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção da startup proposta no documento.

Todos os times que apresentarem o pitch na final do evento podem concorrer nas duas categorias, tanto na categoria geral de avaliação da banca quanto na nova categoria de Impacto Socioambiental. Os vencedores serão escolhidos por uma banca avaliadora, composta por profissionais convidados. 

Sobre o Desafio Unicamp 2022

Em sua 12ª edição, a competição já capacitou mais de 3.3 mil pessoas em modelagem de negócios e, em 2022, traz o estímulo à diversidade e novidades em sua premiação. Todas as atividades capacitadoras serão desenvolvidas de forma online e a final do evento poderá acontecer de forma híbrida, a depender das condições sanitárias do momento. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

A mudança da competição para o formato online teve impacto positivo na ampliação de participantes de diferentes lugares do Brasil. Na edição anterior, o Desafio contou com pessoas de 12 estados diferentes. Saiba como é a competição e confira as gravações da edição 2021 aqui.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Via Consulting, Instituto Eldorado e Baita Aceleradora

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul